Já ouviu falar em segurança perimetral?

Tempo de leitura: 6 minutos

Ninguém quer que pessoas não autorizadas invadam a sua casa ou propriedade, certo? Por isso, pensam em diversas estratégias para proteger o ambiente. Uma dessas alternativas é investir na segurança perimetral, você sabe o que é isso?

Certamente, você já viu uma área com esse tipo de segurança: tratam-se de barreiras ao redor do estabelecimento para protegê-lo. Alguns exemplos são as cercas elétricas que são instaladas nos muros para alertar e impedir a entrada de invasores.

Continue a leitura para compreender mais sobre o assunto!

Quais são as vantagens da segurança perimetral?

Não podemos ignorar os níveis de violência na cidade e no seu bairro. Por isso, preocupar-se com a segurança da sua casa, residência e até mesmo empresa é fundamental para trazer mais tranquilidade para você, para a sua família e também para os seus funcionários.

Sendo assim, saiba que ao investir em algumas estratégias de segurança, certamente, trará diversos benefícios. Veja alguns deles agora!

Evita roubos no seu empreendimento

Com a segurança perimetral você protege a sua casa ou apartamento contra criminosos.

Assim, você evita roubos no seu empreendimento, fazendo com que você tenha que adquirir novamente as coisas materiais (como computador, micro-ondas, geladeira, notebook, celular e outros). Além disso, ainda promove mais segurança para a sua família.

Protege a propriedade contra problemas de sabotagem

Quando o assunto são empresas sabemos que as marcas estão cada vez mais ligadas em conhecer a concorrência, certo? Afinal, todas precisam conquistar uma boa fatia mercadológica para continuar crescendo.

Sendo assim, por mais que não queremos pensar em aspectos negativos, sempre podem existir pessoas com má fé que estão por perto para coletar informações sigilosas da sua empresa.

Portanto, saiba que a segurança perimetral é uma ótima alternativa para garantir que somente pessoas autorizadas frequentarão o seu estabelecimento. Assim, faz com que indivíduos interessados nos segredos da sua marca, passem bem longe!

Garante a segurança e integridade das pessoas

Sabemos que bens materiais sempre damos um jeito caso aconteça uma invasão ou arrombamento, certo? No entanto, garantir a segurança das pessoas (seja os membros da sua família e até mesmo os seus funcionários) é fundamental para evitar sustos, sequestros e até mesmo outras fatalidades.

Portanto, investir na segurança perimetral é uma ótima alternativa para promover um ambiente mais seguro, aumentar a motivação dos funcionários e ter a certeza de que a sua família estará sempre protegida.

Quais são os modelos de segurança perimetral?

Agora que você aprendeu quais são os principais benefícios de investir na segurança perimetral, vamos avaliar quais são os modelos mais reconhecidos no mercado? Acompanhe!

Barreiras tecnológicas

Investir na tecnologia para garantir mais segurança para você e para a sua família é sempre uma ótima alternativa. Os equipamentos de monitoramento (bem como as câmeras de segurança, sensores e alarmes) são ótimas aliadas no processo de inibir ações criminosas.

Barreiras físicas

As barreiras físicas são bem eficientes para evitar invasões. Algumas alternativas são muros altos, grades, portões, janelas e portas reforçadas. Elas são importantes para impor mais dificuldades para evitar a entrada de invasores nos ambientes.

No entanto, esse tipo de barreira, de forma isolada, não costuma ter grande desempenho. Por isso, é sempre importante combiná-la com outro tipo de proteção — como as barreiras tecnológicas que citamos acima.

Barreiras psicológicas

As barreiras psicológicas, como o nome sugere, têm efeitos psicológicos. Ou seja, são proteções visíveis que fazem com que os invasores percebam que o local está sendo monitorado por 24 horas.

Assim, eles pensam duas vezes antes de entrar no ambiente. Por exemplo:

  • placas informando que o local está monitorado;
  • avisos de entrada proibida;
  • avisos de cão feroz;
  • concertina; e
  • arame farpado.

Aprenda como implementar um sistema de segurança perimetral

Agora que você aprendeu sobre a importância e quais são os tipos de segurança perimetral, vamos conferir como implementar esse sistema? Venha conosco!

Avalie as suas necessidades

Primeiramente, faça uma análise da gestão de risco na sua casa, condomínio, empresa ou propriedade. Estude os índices de criminalidade na sua região e determine quais são as suas reais necessidades.

Considere a estética do ambiente

Uma dica importante é avaliar a arquitetura da sua casa para não inserir barreiras muito agressivas quando isso não combina (como é o caso das concertinas). Opte por algo que não interfira na identidade visual da sua empresa ou casa.

Determine qual é o melhor tipo de segurança

Após analisar o ambiente, veja quais são as melhores barreiras (tecnológicas, físicas ou psicológicas) para ser instalada. A nossa dica é sempre investir nas três alternativas para ter a sua área ainda mais protegida.

Analise a vizinhança conferindo em quais os tipos de segurança eles utilizam. Se for possível, troque uma ideia com os vizinhos para conferir se já foram assaltados e para coletar alguns relatos importantes para ajudar na sua decisão.

Realize os orçamentos

Faça uma busca dos principais fornecedores de segurança na sua região e verifique se eles têm profissionais de qualidade (vigilantes e guardas) bem treinados para auxiliar em situações críticas.

Tenha atenção com os recursos humanos

A contratação de profissionais qualificados e treinados em segurança também é algo que deve ser pensado. Por isso, ao fazer orçamentos sobre as melhores barreiras, confira se há disposição também a terceirização de segurança.

Diversas empresas oferecem soluções completas em segurança, como vigilantes e porteiros. Eles ajudam a controlar o acesso, reagem e reportam em casos de tentativas de invasões.

Investir na segurança perimetral é uma ótima alternativa para garantir que áreas importantes estarão protegidas. Existem três tipos de barreiras (tecnológicas, psicológicas e físicas), sendo que o ideal é sempre investir nas três alternativas para ter a certeza de manter o ambiente bem protegido.

Você gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida? Como citamos anteriormente, nós da Minister, somos especialistas em segurança. Que tal solicitar um orçamento e avaliar como podemos ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *