Planejar um evento envolve diversas etapas importantes; de alimentação e decoração à segurança e limpeza. Esse último item está atrelado à uma nova forma de trabalhar, pois todo tipo de evento, especialmente os de grande porte, deve contar com ações sustentáveis no processo de limpeza.
Antes de qualquer outro passo, o organizador deve fazer uma previsão de quais serão as categorias de produtos necessários para a higiene do local e também quais resíduos serão gerados durante a realização da festa. Em seguida, é preciso pensar em quem irá fornecer produtos que atendam aos parâmetros de sustentabilidade e também como deverá ser feito o descarte.
Limpeza e sustentabilidade em eventos
É possível economizar com sustentabilidade
Dentro do planejamento, devem constar a redução e a reutilização de todo e qualquer material, inclusive a água, que deve ser utilizada de forma consciente e, quando possível, ser reaproveitada da forma lógica. Aqui também cabe ressaltar a importância do uso de produtos químicos que não poluam rios e lençóis freáticos.
Produtos biodegradáveis e ecoprodutos
O caminho mais correto é optar por produtos biodegradáveis. Essa condição determina a capacidade de uma substância química de se degradar no meio ambiente dentro de um curto espaço de tempo. É exigido por Lei a biodegradabilidade dos tensoativos (elemento responsável pela remoção da sujeira e que produz espuma) presentes nos produtos de higiene e limpeza. Hoje, também é possível encontrar no mercado sacos plásticos biodegradáveis, o que torna o descarte de lixo menos agressivo.
Os ecoprodutos têm o objetivo de não agredir o meio ambiente e a saúde dos seres vivos. Isso porque são elaborados com matérias-primas naturais, que impactam menos na fabricação e no uso. O Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica (Idhea) desenvolve produtos desse tipo. Apesar de a grande maioria ser voltada para o setor da construção, é possível adquirir boas informações sobre produtos de limpeza junto à instituição, que trabalha com pesquisas.
Como escolher os fornecedores?
Os produtos ecológicos devem ter certificação, conquistada após testes laboratoriais, para garantir qualidade ao consumidor. De acordo com o Idhea, no Brasil não há rótulos ambientais (exceto produtos de madeira e orgânicos). Por isso, algumas empresas e organizações nacionais seguem normas europeias para avaliação.
Outra dica é não optar por produtos sem embalagem adequada e um rótulo descritivo, com a fórmula, nome do fabricante, contato e certificações. Assegure-se de que os produtos que serão utilizados em seu evento não contenham ingredientes como amônia, metais pesados (chumbo e mercúrio, por exemplo), lixívia, formaldeído, nitrobenzeno, lauril sulfato e tricloroetano.
Esses elementos podem causar alergias, bem como contaminação de solo e água (e, consequentemente, da fauna e flora presentes nesses local). Algumas embalagens trazem avisos de que o produto é tóxico e que o manuseio exige cuidado e uso em pequenas quantidades. Porém, o que sabemos é que, de pouco em pouco, a toxidade se acumula e pode ser prejudicial ao meio ambiente.
Portanto, prefira produtos naturais a sintéticos e tenha sempre pensamentos sustentáveis. Um evento muito bem planejado não pode deixar resíduos mal descartados e muito menos agredir seres humanos e o meio ambientes.