A segurança é essencial no dia a dia do brasileiro, tanto no ambiente familiar, quanto no ambiente corporativo. Atualmente, existem várias formas de obter segurança, seja contratando serviços de uma equipe física, ou contando com empresas que trabalham com projetos de segurança eletrônica. Se você se interessa pelo assunto e deseja reduzir os riscos em sua casa ou empresa, continue a leitura!
O que é segurança eletrônica?
A segurança eletrônica é um tipo de serviço no qual são usados equipamentos eletrônicos de maneira sistematizada e integrada, com o objetivo de certificar a integridade e segurança de bens materiais e, claro, das pessoas. Para realizar um controle e fornecimento do serviço, devem ser utilizados diversos sistemas de vigilância eletrônica com as melhores tecnologias.
Atualmente a segurança eletrônica é um recurso relevante para as atividades da segurança privada. No caso de segurança física, a parte eletrônica deve ser objeto de um planejamento apropriado, que deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar formada por técnicos especializados em sistemas eletrônicos de segurança.
As vantagens da segurança eletrônica
Uma das primeiras e principais vantagens é melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão dentro da empresa ou de todo tipo de ambiente, garantindo proteção, evitando furtos ou outros perigos. A fim de garantir a proteção do maior número de pessoas, os sistemas de segurança eletrônica estão cada vez mais acessíveis, apresentando excelente custo-benefício e dispensando a necessidade de um segurança em tempo integral.
Com a chegada de novas tecnologias, o serviço também oferece comodidade, já que muitos sistemas possuem personalização, com câmeras em alta qualidade e nitidez. Tudo isso facilita a visibilidade do ambiente e o usuário pode acompanhar o que está acontecendo direto de seu smartphone ou tablet, de qualquer lugar que esteja.
O que é essencial em um projeto de segurança eletrônica?
Sistema de alarmes
O sistema de alarme é formado por equipamentos que identificam anormalidades que possam ocorrer no ambiente. Pode ser empregado para a detecção de animais, pessoas estranhas, ou ainda para ocorrências diversas, como incêndio. O objetivo é detectar e avisar por um sinal visual ou sonoro.
Central de monitoramento
É o ponto projetado para a recepção de sinais oriundos de sistema de alarmes, controle de acesso e circuito fechado de televisão instalados remotamente. O objetivo é executar os serviços de controle, monitoramento e gestão de sinais gerados e enviados e também das informações recebidas por outras fontes.
CFTV (Circuito Fechado de Televisão)
Formado por equipamentos para captar imagens de um ambiente permitindo a sua transmissão, visualização e gravação. Garante também a vigilância de vários ambientes por meio de um software e é capaz de detectar anormalidades e emitir alarme.
Controle de Acesso Físico
São utilizadas tecnologias desenvolvidas para administrar o acesso de pessoas e materiais a um ambiente ou local controlado. O objetivo é autorizar, consultar, identificar e bloquear o acesso não permitido e registrar os acessos que são autorizados.
Enfim, essas são as informações básicas que você precisa saber sobre um projeto de segurança eletrônica. Se deseja receber mais informações, entre em contato conosco. Teremos o prazer de atendê-lo e sanar todas as suas dúvidas!