Para organizar uma festa de ano novo é preciso muita atenção, principalmente com o público ao qual ela se destina. O local, a hora do evento, o buffet, a decoração e os itens essenciais para manter as superstições da virada do ano devem ser pensados com critério.
As tradições mantêm acesas as expectativas dos convidados para o ano seguinte e começar o ano em um evento que traga consigo uma experiência positiva faz parte desse pacote. Então, fique ligado nas dicas para organização de eventos de Réveillon!
- Escolha do local
O local para o evento vai depender muito do objetivo da festa e em qual cidade acontecerá. Se for realizado em clubes cuja expectativa do público seja dançar e assistir a shows, é preferível um ambiente predominantemente fechado. Vale lembrar que é quase unanime a vontade de todos de assistir ao show de fogos. Por isso vale a pena reservar uma área externa para que o público consiga desfrutar do espetáculo.
Se a festa for em um local próximo à praia, o interessante é que o evento tenha vários ambientes: aqueles onde as pessoas almejam desfrutar o clima do mar e aqueles para quem gosta de mais romantismo, com velas e clima mais aconchegante.
Para garantir a segurança do evento, independente de onde seja realizado, conte com o auxílio de uma equipe terceirizada e especializada para dar mais tranquilidade aos convidados da festa e, assim, possam ter uma noite mais agradável.
- Quando começar a festa
Antes da meia-noite ou depois da virada do ano, o importante mesmo é proporcionar uma experiência de satisfação e que agrade a maior parcela possível do público-alvo. O ideal é que comece a partir das 21 horas e se estenda, pelo menos, até as 5 horas da manhã. Os jovens comemoram com mais vigor e por mais tempo, enquanto as pessoas mais maduras preferem breves comemorações.
- A escolha do Buffet
Já ouviu falar em superstições que existem na virada do ano em relação à alimentação? Sim, elas são seguidas por muitas pessoas e vale a pena pensar bem na escolha do cardápio. Invista em frutas, sementes de romã, peixes, grãos de lentilha e carne de porco – segundo a tradição, comer carne de porco representa abundância.
Para que não haja constrangimentos, é importante pesquisar o histórico do buffet, assim como a satisfação dos clientes que já atendeu.
- Decoração da festa
O branco simboliza a paz! É predominante das festas de fim de ano e as pessoas se tomam pela cor, principalmente em suas vestimentas. Uma ideia é mixar o branco com outra cor que simbolize uma energia ou sentimento bom para o ano seguinte. O azul claro significa serenidade e saúde, já o escuro significa maturidade e harmonia. Cores como o laranja, rosa e dourado também são muito usadas e significam força, amor e riqueza, respectivamente.
- Superstições mais frequentes
As superstições que envolvem o ano novo variam muito de acordo com a cultura local. As mais comuns em praias, por exemplo, são ofertar oferendas à Yemanjá e pular três ondinhas. Já na cidade, as superstições vão desde comer uvas – isso antes da meia noite – até grãos de lentilha. Uma pesquisa sobre as tradições locais ajuda a deixar o evento mais aconchegante para o público presente, que levará consigo uma lembrança positiva.
E então, gostou das dicas para organizar uma festa de ano novo? Mande sua opinião pelos comentários e confira outras dicas sobre como organizar eventos no blog da Minister!