O que não pode faltar no planejamento de segurança para eventos?

Tempo de leitura: 6 minutos

O planejamento de segurança para eventos é um assunto que merece a sua total atenção. Afinal é um critério fundamental para o sucesso da sua festa, seja social, corporativa, acadêmica, comercial ou qualquer outro tipo.

Ter um bom plano de segurança é sinônimo de garantir que os incidentes serão prevenidos e os riscos (se houverem) serão minimizados. Portanto, não resta nenhuma dúvida de que esse assunto deve ser prioridade para qualquer organizador, certo?

Vamos entender mais sobre o assunto e verificar o que você deve avaliar para ter mais segurança no seu evento? Venha conosco que contaremos tudo a respeito!

Tenha atenção com a escolha do local para a realização do evento

A escolha do local é um dos critérios que devem ser avaliados com muita calma. Isso porque, de nada adianta encontrar um lugar que tenha a infraestrutura adequada para a realização do evento, no entanto, está localizado em uma área de risco da sua cidade.

Da mesma maneira, o local pode não comportar a quantidade de pessoas que você espera. Afinal, lugares superlotados ou pequenos demais costumam apresentar grandes riscos para a segurança dos convidados.

Então, é preciso avaliar o tipo de público, os objetivos do evento e considerar a segurança como critério principal para escolher o local do evento. Além disso, avalie como é a criminalidade nas redondezas, dados atuais sobre violência, as ocorrências de assalto e outros critérios importantes sobre a região.

Invista em um bom sistema para o credenciamento de funcionários

Os integrantes da sua equipe precisam estar uniformizados e identificados: o crachá deve ser pendurado no pescoço e utilizado durante todo o evento.

Essa identificação facilita na hora do reconhecimento da equipe por parte do público e também para garantir que não haverá nenhuma pessoa mal-intencionada se passando por alguém do seu time.

Faça um bom planejamento de riscos para a segurança para eventos

Por mais que queremos que tudo dê certo no grande dia é essencial pensar em todas as possibilidades (mesmo aquelas que talvez não saiam conforme esperamos). Por isso, faça um bom gerenciamento de riscos.

A gestão dos riscos permite que você avalie com calma todo o planejamento do evento e mapeie todas as adversidades e problemas que podem acontecer. Assim, você cria um plano de ação de prevenção e também planeja as alternativas mais interessantes no caso de intempéries. Veja alguns exemplos para avaliar os riscos:

  • raios e falta de energia;
  • instalações elétricas;
  • incêndios;
  • falhas técnicas;
  • agressões;
  • furtos e;
  • outros.

Lembre-se de que quando mais bem-planejado você e a sua equipe estiverem quando o assunto é segurança para eventos, mais tranquilidade vocês repassam para os convidados.

    Tenha atenção com as falsificações da identificação do público

    Uma das coisas que você precisa considerar para sobre a segurança para eventos é que pessoas não autorizadas (os tradicionais “penetras”) não podem entrar na sua festa porque isso traz diversos riscos para a organização e também para todos os convidados. Por isso, é importante ter um bom sistema de controle de acesso para evitar as falsificações nos ingressos.

    Sendo assim, uma boa dica é contar com a ajuda da tecnologia e vender ingressos on-line. Assim, o convidado chega somente com o seu QR Code e há a garantia de que ele faz parte da sua lista de convidados. Atualmente, também existem diversos outros mecanismos, como é o caso das pulseiras com código de barras.

    Para aumentar a segurança para eventos, instale equipamentos identificadores de metal e não deixe de contratar vários seguranças para controlar e orientar a entrada e a saída das pessoas nos ambientes.

    Providencie todos os documentos necessários para a realização do evento

    Uma das partes mais burocráticas na organização de um evento é correr atrás da documentação adequada. No entanto, ela é a garantia de que o local está em perfeitas condições para receber os seus convidados.

    Veja alguns documentos necessários:

    • contrato de locação;
    • certificado da empresa de segurança contratada;
    • medidas de limpeza;
    • termo de responsabilidade;
    • cópia da comunicação ao corpo de bombeiros e também da polícia;
    • alvará de localização para ter segurança para eventos.

    Tenha uma brigada de incêndio

    A brigada de incêndio é capaz de fazer o resgate, a evacuação e também combater o fogo em caso de desastres. Além disso, ela avalia o estado de conservação dos extintores do local e providencia a sua substituição.

    Por isso, é uma contratação importante para o seu evento: a equipe realiza uma inspeção no local para montar um plano estratégico em caso de incidentes. Sendo assim, tanto os organizadores quanto o público pode ficar tranquilo porque o local estará sendo monitorado por profissionais qualificados.

    Contrate uma empresa especializada em segurança

    Se você quer ter sucesso no planejamento do seu evento não hesite em contratar uma empresa especializada em segurança. Isso porque, essas organizações contam com profissionais treinados e experientes em lidar com o público. Portanto, eles conduzem os seus convidados da melhor maneira possível em caso de acidentes, brigas e demais turbulências.

    Converse com a empresa que oferece segurança para eventos e confira se ela tem a quantidade de profissionais necessários para garantir a segurança do seu evento. Também avalie se a empresa investe em treinamentos e capacitação profissional da sua equipe para garantir que eles estão atualizados.

    Vale a pena conversar com outros clientes que já contrataram o serviço da empresa para conferir como foi a experiência. Além disso, avalie se ela está, de fato, autorizada a oferecer esse tipo de serviço.

    A segurança para eventos é um assunto que merece a sua total atenção na hora de planejar um evento. Ela deve ser a sua prioridade, afinal, promover uma festa segura é a garantia de conquistar clientes e ganhar o coração do seu público.

    Neste post, você conferiu algumas ficas para organizar a segurança para eventos. Você se interessou em contratar uma empresa especializada para o seu evento? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *