Hoje em dia, todos nós temos preocupação com a insegurança que nos cerca, seja em nossa casa, seja em nossa empresa, já que a realidade atual é o aumento da criminalidade e a necessidade cada vez maior de tomarmos providências no sentido de garantir a nossa segurança. Na mesma proporção, aumenta a procura pela instalação de sistema CFTV (circuito fechado de televisão) em residências, empresas e condomínios.
Assim, cabe a nós a contratação de empresa especializada nessa área, que ofereça um projeto de câmeras de segurança efetivo, e que possua profissionais capacitados em segurança eletrônica, que conheçam bem essa tecnologia, sua função e benefícios.
Neste post, você vai ficar sabendo particularidades e curiosidades sobre o sistema CFTV, e obter algumas informações a respeito que vão aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre segurança eletrônica e te auxiliar na hora de você contratar esse serviço.
O que é um sistema CFTV?
Circuito fechado de televisão é uma tecnologia baseada no monitoramento de ambientes através de câmeras analógicas ou digitais que tem sido bastante utilizado nos últimos anos em residências, empresas, estabelecimentos comerciais e condomínios. Trata-se da colocação de câmeras em pontos estratégicos do ambiente a ser monitorado. As imagens captadas são transmitidas para um ou mais pontos de visualização, contribuindo para a diminuição de crimes nesses locais.
Funções do circuito fechado de televisão
- Prevenção e repressão de delitos, inibindo a ação de infratores
- Identificação de infratores, sendo um aliado no enfrentamento da criminalidade
- Aumento da sensação de segurança nos ambientes em que são instalados
Como Funciona o Sistema de CFTV
As câmeras de segurança enviam o sinal de vídeo ou imagens capturadas para a placa de captura, onde as informações são gravadas e armazenadas. Para a câmera funcionar em perfeita harmonia com a placa de captura, é preciso instalar um conversor (chamado balun) para casar a impedância entre os equipamentos. Dessa forma, a câmera também fica sem interferência no sinal de vídeo.
Para o bom funcionamento de um sistema de câmeras de segurança, é necessário instalar também uma fonte de alimentação de boa qualidade e dimensionamento adequado para as câmeras. É preciso ainda ter qualidade no conector e cabo de vídeo para não ter perda no sinal. Além disso, há que ter fonte de alimentação no break.
Para começar a avaliar a qualidade de um câmera de segurança, temos que levar em conta alguns fatores:
- Resolução em números de linhas: A resolução da câmera é baseada no numero de linhas, ou seja, quanto maior o numero de linhas melhor vai ser a qualidade da câmera de segurança
- Sensor de Imagem: O sensor de imagem é responsável pela sensibilidade da imagem, nitidez, cor e brilho
- Qualidade da Lente: A Lente precisa ser de boa qualidade, porque sem ela o sensor de imagem e a resolução costumam não funcionar corretamente, deixando a imagem ruim.
A instalação do sistema CFTV é feita por meio de estudo do ambiente com a escolha dos pontos onde serão colocadas as câmeras. Esse mapeamento é importante, pois identifica os pontos vulneráveis do ambiente. O próximo passo é escolher os equipamentos, e é aí que se faz necessária a contratação de especialista no assunto, capaz de montar um sistema eficiente e seguro que atenda as suas expectativas e supra as necessidades de cada tipo de ambiente.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o sistema CFTV, pode perceber como o uso do monitoramento eletrônico é relevante quando o assunto é segurança e tranquilidade.
Se este post foi útil pra você, comente. Opine. Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre segurança eletrônica.