Num contexto de digitalização global, o setor do bem-estar no trabalho mudou completamente graças à chegada de diversas ferramentas tecnológicas. Em muitas empresas, já presenciamos a adoção de novas formas de trabalhar. Entre estas, o teletrabalho permite maior flexibilidade às equipes, mantendo-as conectadas.
Nesse sentido, o surgimento do digital impulsionou setores à evolução e deu origem ao serviço de portaria remota. Veja como esse recurso se adequa a tal cenário.
Portaria remota: menos custos e maior segurança em 2023!
A portaria remota está se adaptando a essa transformação, fazendo-se presente diretamente nas casas dos funcionários. Isso possibilita uma política consistente de qualidade de vida no trabalho e nos condomínios residenciais.
Graças a esse conjunto de serviços, é possível, mesmo a distância, fortalecer a sua marca empregadora. Desse modo, você reafirma seu compromisso com o bem-estar dos colaboradores.
O que é portaria remota?
A portaria remota é um serviço de segurança que funciona à distância. Com ela é possível proporcionar mais segurança, organização e ainda reduzir custos para a sua empresa ou condomínio.
Nesta opção de portaria, não há necessidade de um porteiro no local e a entrada e a saída de visitantes são controladas por uma central, composta por câmeras de segurança. Ou seja, o serviço substitui a presença do porteiro e tudo é feito à distância.
Como funciona a portaria remota?
Os direitos de acesso total ou parcial ao sistema de controle são concedidos aos responsáveis. Estes podem abrir portas ou portões do local remotamente.
A portaria remota é particularmente interessante quando acoplada a um sistema de vídeo e/ou de comunicação. Neste caso, o operador de segurança pode entender melhor a situação e, se necessário, interagir com o visitante.
Portaria remota: passo a passo
Através de um display de vídeo interativo, o visitante é recebido remotamente por um porteiro. Em alguns casos, a recepção pode se adaptar às necessidades do local. Isso abrange desde o registro e a troca de documentos até o balcão de informações com vídeo pré-programado. Veja a seguir.
Passo 1: Do evento à ação (através de análises, botões, contatos de porta, sensores etc.);.
Passo 2: O operador recebe os vídeos ao vivo com as informações agregadas.
Passo 3: O operador pode solicitar ao visitante uma identificação pessoal através de um dispositivo de comunicação bidirecional.
Passo 4: O operador segue o procedimento preestabelecido.
Passo 5: As notas são adicionadas ao evento pelo operador, se for preciso.
Passo 6: Caso encerrado.
Passo 7: A trilha de auditoria e a conversa são gravadas.
O que é necessário para implementar a portaria remota?
Para que o serviço de portaria remota possa ser instalado de forma eficiente, é necessário atender algumas exigências mínimas. Somente dessa forma é possível aplicar medidas de contingência para prevenir situações específicas. Como exemplo, podemos citar pane elétrica, perda de conexão ou até mesmo falha em mais de um equipamento.
Dito isso, veja quais são os equipamentos requeridos para a realização do serviço:
- Interfones.
- Câmeras.
- Links de internet.
- Geradores de energia.
- Motores de portões.
Quais são as vantagens da portaria remota?
O serviço de portaria remota é flexível de acordo com as necessidades do contratante e, portanto, acessível a qualquer empresa ou condomínio. A tecnologia permite que você acesse a portaria remota on-line, 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde quer que esteja. Isso se dá através de computador, celular ou tablet.
Entre seus principais benefícios, podemos citar os seguintes:
- Maior agilidade no acionamento de serviços de autoridade e segurança.
- Identificação imediata de tentativas de invasão e arrombamento.
- Maior proteção ao porteiro e, por consequência, aos moradores.
- Diminuição de falhas humanas na liberação do acesso.
- Cobertura de uma área extensa.
- Funcionamento em tempo integral.
- Modernização do condomínio.
- Redução na folha de pagamento.
- Redução de taxas condominiais.
- Valorização do imóvel.
- Manutenção dos equipamentos de segurança feita pela empresa contratada.
- Redução de gastos com treinamento de porteiros e vigilantes.
- Comodidade para controle de acesso – os relatórios podem ser acessados pelo síndico e pela empresa de segurança.
Redução dos custos gerais
Essa tecnologia ajuda a reduzir custos em qualquer negócio, e no caso da portaria não é diferente. Com o serviço, é possível diminuir drasticamente as despesas de manter funcionários dedicados à segurança e de taxas condominiais.
Em outras palavras, todo o investimento realizado no momento da contratação será inteiramente recuperado em médio/longo prazo.
Quando contratar a portaria remota?
Quando os visitantes têm livre acesso a uma instalação e nem sempre são supervisionados por um anfitrião. Esse serviço é normalmente utilizado para uma porta ou um portão de entrada.
As credenciais móveis podem ser benéficas e fazer muito sentido em um cenário gerenciado. Elas permitem que os clientes usem seus smartphones e integrem o controle de acesso em suas rotinas, evitando complicações. Os usuários podem receber suas credenciais virtualmente, sem ter que esperar por um ID físico.
- Transporte: Valide as credenciais do motorista ou do veículo para autorização de entrada.
- Condomínio: Gerencie o acesso ao edifício para residentes, visitantes e empreiteiros com uma variedade de recursos de segurança.
- Mesa de operação: Mantenha o controle dos visitantes enquanto cumpre as políticas de segurança da sua empresa.
- Entregadores: Para autorizações de acesso, monitoramos as entregas noturnas na portaria.
Conclusão
Conforme observamos no artigo, a portaria remota é um investimento essencial para manter prédios, casas e locais de trabalho seguros. Desse modo, solicite um orçamento com a Minister e proteja seu imóvel com tecnologia de ponta.