A qualidade de vida é essencial nos dias de hoje, e cada vez mais pessoas buscam por serviços que proporcionem isso. A segurança, nesse sentido, é um dos fatores fundamentais para garantir uma vida mais tranquila. A portaria remota, uma alternativa inovadora na área de segurança, confere esse benefício a empresas e condomínios.
O que é portaria remota?
Já imaginou não precisar de um porteiro na sua portaria? E se a entrada e a saída de visitantes forem controladas por uma central com câmeras de segurança? Com a portaria remota, tudo isso é possível. Todos os acessos são checados de forma minuciosa para garantir a sua proteção, da sua família e da sua empresa.
A portaria remota é um serviço de segurança que oferece diversos benefícios para empresas e condomínios. Trata-se de uma solução tecnológica que permite o controle de acesso de visitantes, prestadores de serviços e funcionários, no caso de empresas.
Como funciona a portaria remota?
A portaria remota é um serviço totalmente automatizado em que o condomínio ou a empresa substitui a presença física de um porteiro. O gerenciamento é feito em distância, e a empresa contratada fica responsável pelo monitoramento através de um funcionário que trabalha na central.
Todo o controle é realizado por câmeras de segurança. Elas funcionam no esquema 24/7, ou seja, não param em nenhum dia e em nenhum horário. Quando um visitante ou morador acessa o interfone, um colaborador alocado na central de monitoramento atende a ligação. Instantaneamente, inicia o processo de identificação e liberação dos acessos.
Todo esse sistema opera utilizando a internet. Isso pode ser feito através de interfone, telefone ou até aplicativo de celular. O sistema de identificação pode reconhecer biometria (impressão digital), cartões magnéticos ou QR Codes. Todo o processo funciona da seguinte forma:
- O visitante se comunica com o porteiro através da portaria eletrônica.
- O funcionário vai notificar o morador e conferir se a entrada do visitante é autorizada.
- Se for o caso, a entrada será liberada remotamente.
O que é necessário para implementar a portaria remota?
Existem equipamentos e exigências mínimas necessários para a implementação do serviço de portaria remota. Somente assim é possível aplicar medidas de contingência para prevenir situações específicas – como panes elétricas, perda de conexão ou até mesmo a falha em mais de um equipamento.
Entre os equipamentos requeridos, estão:
- interfones;
- câmeras;
- links de internet;
- geradores de energia;
- motores de portões.
Vantagens da portaria remota para a empresa ou para o condomínio
Com a portaria remota, todas as entradas, saídas, entregas e correspondências são controladas e monitoradas 24/7. Confira mais alguns benefícios.
Redução de custos
A tecnologia em si ajuda a reduzir custos em qualquer negócio, e no caso da portaria remota não é diferente. Com o serviço, é possível diminuir drasticamente os custos de manter funcionários dedicados à segurança e de taxas condominiais. Dessa forma, o investimento inicial oferecerá um ótimo retorno em longo prazo.
Maior garantia de segurança
A portaria remota oferece tudo o que há de mais moderno e eficaz. Essa é a maneira mais assertiva de proteger quem circula pelo condomínio ou pela empresa. Além disso, ter uma portaria remota evita, por exemplo, ações criminosas, pois não haverá ninguém no local para ser rendido.
A central de monitoramento também adota medidas diversas, que são seguidas pelos funcionários. Vários protocolos se aplicam para a entrada e a saída de pessoas no condomínio.
Serviços 24 horas ininterruptos
A central de monitoramento garante que sempre tenha um funcionário para atender prontamente. A portaria eletrônica nunca ficará desassistida, assim como acontece em portarias com pessoas físicas. Os porteiros acabam precisando ir ao banheiro ou abandonam sua função por outros motivos.
Já o software fica conectado em tempo real. Através de geradores, links extras de internet e outros recursos, centraliza e otimiza os serviços prestados diretamente pela central. Aliás, a central está apta a atender 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, sem interrupção.
Maior disponibilidade
Como falamos, a portaria remota assegura que a portaria – seja de empresa ou condomínio – nunca fique desassistida devido à ausência do porteiro. O serviço é prestado por profissionais capacitados para a atividade de monitoramento direto. Eles são treinados para observar diversas portarias de forma centralizada e integral.
Quer saber mais sobre serviços do setor de segurança? Acesse o nosso site ou clique aqui para solicitar o seu orçamento com a Minister.