Quando se pensa na organização de um show musical, o produtor precisa saber a respeito do tipo de evento que será organizado, já que existem maneiras diferentes de produzi-lo. Cada tipo de show específico requer medidas diferentes. Nesse sentido, podemos dividir os shows em pequenos, médios e grandes. Também existem shows com artistas internacionais e nacionais que são realizados em ambientes abertos ou fechados.
Conhecer as características de cada tipo de show é essencial. A seguir, você pode conferir todas as informações referentes a eles. São dados importantes, por isso, não deixe de conferir.
Tamanho dos eventos
Shows pequenos
Esse é o tipo de show que não vai atrair multidões, ou seja, você não precisa elaborar um projeto muito grande para alcançar o seu objetivo. No geral, shows pequenos são associados à presença de artistas desconhecidos do grande público. Por outro lado, também é possível organizar shows menores com cantores ou artistas mais reconhecidos, desde que esse evento seja mais intimista e adequado a um orçamento reduzido. Outro aspecto a ser levado em conta em eventos pequenos é o espaço que será utilizado, já que um show, por menor que seja, exige um ambiente que comporte o público previsto.
Shows médios
Artistas mais conhecidos, mas que são restritos a um público específico atraem mais pessoas do que ocorre com grupos desconhecidos. Esses eventos de médio porte necessitam de tudo o que os menores também precisam, mas com uma maior abrangência e visibilidade.
Os shows médios não têm a pressão para que o produtor faça tudo no menor escopo – como ocorre em eventos menores – ao mesmo tempo que eles não precisam de todos os elementos que fazem parte dos grandes shows. Nesse sentido, os shows de médio porte são a melhor alternativa para se organizar.
Shows grandes
Os shows grandes são aqueles que atraem milhares de pessoas, como em grandes festivais de música. Em função do grande número de participantes, a produção desse tipo de evento é um grande desafio para os produtores. Além disso, eles trazem uma série de desafios, sendo que a maioria das exigências dos grandes shows não faz parte de eventos de pequeno e de médio porte.
Também precisamos lembrar que os eventos desse porte requerem medidas relacionadas ao gerenciamento do público presente. Desse modo, os produtores de shows grandes precisam atender às requisições dos artistas, da prefeitura, da polícia, do CET etc.
Shows internacionais
Os produtores que estão começando nesta área, dificilmente conseguirão trazer uma grande estrela do Rock ao Brasil, mas isso não significa que seja impossível organizar um evento com atrações de outros países.
É claro que ninguém deve se esquecer dos artistas brasileiros, mas os produtores devem saber que é perfeitamente possível contratar artistas de outros países para um festival, por exemplo. Para isso acontecer, é preciso saber quanto é possível gastar na contratação e também ter uma boa habilidade de negociação para atrair o artista desejado.
Locais abertos ou fechados?
Eventos de pequeno e de médio porte são geralmente realizados em lugares fechados. Por outro lado, eventos de grande porte são realizados em lugares abertos, a não ser que haja algum local fechado com capacidade para o público estimado, como um estádio de futebol, por exemplo.
Um festival com bandas de rock underground combina com lugares fechados, enquanto festivais com bandas mais expressivas atrai um público maior, sendo ideal a organização em locais com ambiente aberto. Mesmo em shows menores, quando se opta por uma casa de shows, é preciso sempre checar toda a infraestrutura do local para evitar possíveis problemas.
Se você gostou do assunto? Deixe sua opinião nos comentários! E que tal dar uma passadinha nos outros posts do Blog da Minister para tirar mais dúvidas sobre eventos? Até a próxima!