Que tal colaborar com a limpeza da praia no verão?

Pesquisar
Fique atualizado!
E receba em primeira mão todas as novidades do nosso blog.
Facebook

Certamente, todos os anos, você conta os dias para chegarem as férias de verão para poder, finalmente, pegar aquela praia, não é mesmo? E quando chegam esses tão sonhados dias, o que você faz enquanto descansa na areia ou nada no mar? Apenas se diverte ou se preocupa em sair sem deixar rastros e resíduos, colaborando com a limpeza da praia?

Se você realmente quer continuar pegando uma praia sempre que tirar férias, precisa cuidar da limpeza e incentivar outros a fazerem o mesmo. Não é novidade pra ninguém que o lixo produzido por nós, humanos, é responsável por degradar o ambiente se não receber a destinação correta. 

No caso dos resíduos deixados na praia é ainda mais grave. O lixo pode ser carregado para o mar e, até se decompor, pode comprometer vastas extensões territoriais. 

A qualidade da água se deteriora, as espécies marinhas são afetadas, o equilíbrio do mar é comprometido e, como consequência, a bela praia de que você tanto gostava pode deixar de existir. Ou melhor, muitas das praias que você um dia visitou podem deixar de existir, pois se o lixo viaja para longe, o rastro de devastação pode ser deixado em muitas praias.

Mas atitudes muito simples e cuidados básicos de limpeza podem garantir que você tenha a praia à sua disposição, sempre bela, por muitos verões. Quer ver?

7 formas de cuidar da limpeza da praia

1. Reduza o lixo antes mesmo de sair de casa 

É mágica isso? Não. É algo bem inteligente, na verdade. Se você é do tipo que gosta de levar o lanche para a praia, coloque a comida e bebida em recipientes e garrafas de plástico que você levará de volta pra casa. Evite embalagens descartáveis. Limpeza não é sinônimo apenas de remoção de lixo; significa também produzir menos lixo.

2. Separe uma sacola para colocar o lixo

Quais itens são indispensáveis na sua sacola de praia? Protetor solar, chapéu, óculos, guarda-sol e… uma sacola para colocar todo lixo que eventualmente você produzir enquanto estiver diante do mar. 

É bem mais prático, pois assim você não precisa levantar-se e ir em direção à lixeira da praia sempre que tiver que jogar alguma coisa fora. Ao invés disso, concentre-se apenas em colocar tudo na sacola e, na hora de ir embora, coloque-a na lixeira da praia.

3. Atenção especial com os pets

Nem todas as praias permitem a presença de animais de estimação na areia e no mar, mas se você for a uma praia pet friendly com seu cão, lembre-se de levar uma sacola e um coletor higiênico para remover as fezes do animal. Lembre-se também de descartar os dejetos em local adequado.

4. Cuidado com o vento

Mesmo que você tome os cuidados básicos para colaborar com a limpeza da praia, o vento constante à beira-mar, combinado com o clima relaxado das férias, pode fazer com que o seu lixo seja levado pra longe. Coloque algum peso sobra a sacola para evitar que o vento espalhe os resíduos que você cuidou tanto para coletar.

5. Ensine hábitos de limpeza às crianças

Caso tenha filhos e esteja com eles na praia, estimule os bons hábitos nos pequenos. Você pode simplesmente pegar o palito do picolé que seu filho jogou no chão e colocá-lo no lixo. Isso certamente contribui com a limpeza da praia. Mas se você corrigi-lo e mostrar o local correto para o descarte, estará evitando que no futuro ele se torne uma pessoa que vai poluir o ambiente. 

6. Não deixe nada para trás

Ao ir embora, preste atenção se não ficou nenhum objeto pessoal para trás – chinelos, óculos, embalagens de comida ou de filtro solar. Coisas abandonadas sem querer acabam virando lixo. Além disso, você não quer ter prejuízo e perder seus itens de praia, não é mesmo? 

7. Participe de mutirões de limpeza

Quem quer se engajar mais na causa e contribuir amplamente com a limpeza da praia pode entrar em contato com organizações ambientais especializadas. Por exemplo, desde 1986, sempre em setembro, é realizado o Dia Mundial de Limpeza de Rios Praias. A iniciativa é da ONG norte-americana The Ocean Conservancy, mas se espalhou pelo mundo todo. Voluntários se reúnem para recolher lixo das praias e rios e removem toneladas de resíduos. Uma experiência recompensadora.

Limpeza é fundamental em todos os ambientes e uma equipe especializada pode deixar tudo ainda melhor. Conheça as vantagens de se contratar um serviço de limpeza terceirizada.
 

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Últimas Notícias