Essa é uma percepção que tem se tornado cada vez mais comum em nosso país. Gradativamente esse mercado evolui com a chegada de novas tecnologias, metodologias de trabalho e certificações, o que também afeta positivamente seus profissionais.
Pelo setor da segurança terceirizada estar em evidência, reunimos algumas informações que refletem a relevância, crescimento e importância no Brasil nos últimos anos.
Segurança: líder entre serviços terceirizados
Segundo o portal Administradores, os segmentos de serviços e de segurança são os mais terceirizados por parte de empresas e de condomínios. No caso da segurança, chegam a movimentar cerca de R$ 15 bilhões.
Isso é motivado, além da qualificação, conforme apontamos, também pela facilidade de suprir necessidades mais urgentes, tais como substituição rápida e eficiente de funcionários internos que tenham de se ausentar por razões várias e, graças à terceirização de serviços de segurança, não deixam a proteção de pessoas e patrimônio descobertas.
Outra vantagem muito frequentemente apontada por clientes desse tipo de serviço é que a responsabilidade dos direitos trabalhistas não é do cliente que contrata, mas da empresa que fornece aquele serviço, ou seja, é uma preocupação a menos para o cliente.
Segurança privada tem crescimento histórico no Brasil
Todas essas vantagens fazem com que cheguemos a outro dado importante: o setor de segurança privada tem experimentado um crescimento inédito nos últimos anos.
Segundo levantamento CNC de 2013, a expansão beirou os 50% apenas na região Sudeste. Cem empresas só no estado de Minas Gerais e 429 apenas em São Paulo – o maior contingente do país.
Cerca de 1,5 mil novas empresas de segurança em 4 anos
Esse é outro dado que aponta a robustez do setor de segurança no país. Entre 2010 e começo de 2014, foram 1.438 autorizações para novas empresas de segurança de diversos segmentos, segundo dados Fenavist.
Conhecendo esses dados impressionantes, temos certeza de que você tomará a melhor decisão na hora de contratar o seu serviço de segurança terceirizado.
Grandes eventos e a segurança privada
Como sabemos, o Brasil tem sido palco de grandes eventos, dos mais variados setores. Neste ano de 2014 tivemos a Copa do Mundo e o setor de terceirização de serviços de segurança foi um dos que mais lucrou: cerca de 50 mil vigilantes foram treinados pelo Curso de Aperfeiçoamento de Segurança em Grandes Eventos, conforme determinação da FIFA. Tal experiência beneficiou diversas empresas de segurança privada.
Crescimento do setor de segurança privada na última década
Pesquisa, de 2012, realizada pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – declarou que nos últimos 10 anos (2002 – 2012) houve crescimento da segurança privada em 74% no país. O gasto do brasileiro com sua proteção fornecida por empresas beira os R$ 40 bilhões.