Uma das mais importantes tarefas a serem realizadas por quem produz eventos é precificar os ingressos. Apesar de ser extremamente importante para a realização do evento, muitos ainda ficam completamente perdidos quando essa hora chega. Na verdade, identificar o valor de seu serviço faz parte de um processo lógico que deve se basear em diversos fatores que muitas vezes podem passar despercebidos e prejudicar o seu evento. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então confira abaixo!
Como precificar seu evento em 4 passos
1º passo: Identifique os custos do evento
Antes mesmo de iniciar o processo de precificar o evento, o produtor deve saber exatamente quais serão os custos com a realização. Todas as despesas devem ser relacionadas e organizadas de tal forma que seja possível identificar quanto será investido em cada área, seja iluminação, limpeza, decoração, sonorização, entre outras. Ao saber quanto o seu evento irá custar, será possível determinar o valor mínimo que você deve arrecadar para não sair no prejuízo e o quanto poderá ser flexível na precificação dos ingressos.
2º passo: Faça uma pesquisa de mercado
Após levantar os custos de seu evento, é importante que seja feita uma análise de mercado na área de atuação em que seu evento se encontra. Faça uma pesquisa de preços em eventos semelhantes ao seu e encontre informações úteis para o seu processo de precificação. Mais importante ainda, conheça o público de seu evento, saiba quanto ele está disposto a pagar e qual a opinião deles sobre os preços cobrados em eventos anteriores. Através destes dados, fica mais fácil identificar quais as necessidades de seu evento e o quanto isso pode ser vantajoso para o seu sucesso.
3º passo: Estimativa de público
Se o evento for aberto ao público e você estiver com receio de quantas pessoas irão realmente comparecer ao evento, algumas soluções práticas podem ser úteis. Uma delas é criar lotes para a venda de ingressos. Assim, você disponibiliza periodicamente os ingressos por lote de preços que devem aumentar conforme se aproximam da data do evento. Outra saída é criar setores como camarote, pista, área vip etc. Desta forma, é possível identificar e organizar a estrutura do evento e o que será preciso para atender ao público de forma satisfatória, conforme o resultado das vendas nas bilheterias.
4º passo: Tenha formas de pagamento
É importante saber que, quanto mais opções de pagamento estiverem disponíveis no seu evento, melhor será para o seu público. No entanto, as taxas de serviço cobradas por este tipo de serviço também devem ser friamente consideradas. Deve ser analisada aqui a relação custo-benefício com a utilização ou não de formas de pagamento mais sofisticadas. A utilização de cartão, boletos ou dinheiro deve principalmente atender às necessidades do público, é claro, mas saiba identificar o quanto isso pode ou não pesar no seu bolso no fim das contas.
Dica: Opções para baratear o preço do ingresso
É claro que o valor cobrado pelo ingresso de seu evento deve ser justo e estar de acordo com o serviço prestado. Mas, se você analisou os custos e a margem de lucro e notou que o seu ingresso ainda assim está muito caro, existem algumas alternativas. Busque, junto aos seus fornecedores, descontos nos preços cobrados pelos produtos oferecidos por eles. Caso isso não ocorra, pesquise preços mais baratos e negocie sempre que possível, qualquer vantagem pode ser um bom negócio.
Correr atrás de patrocinadores também pode auxiliar com as despesas e diminuir consideravelmente o preço de seus ingressos e consequentemente significar o sucesso de seu evento. Portanto, não desista no primeiro impasse, ele deve servir de combustível para a próxima tentativa!
Gostou de saber como precificar seu evento em alguns passos? Então deixe um comentário contando o que achou pra gente!