Produzir e organizar eventos exige muita responsabilidade e envolvimento dos organizadores. Quando o evento tiver a importante tarefa de ajudar ao próximo então, exige mais entrega ainda. Realizar eventos beneficentes é uma bela forma de ajudar quem precisa, mas, em muitos casos, empresas ou entidades, acabam utilizando o termo “evento beneficente” para ganhar a simpatia do público e atrair mais adeptos, enquanto, na verdade, são festas comuns em que não há qualquer beneficiado, a não ser o investidor do evento. E você, sabe quando um evento pode ser considerado beneficente e o que é necessário para organizá-lo? Então confira!
Ajudar alguém, sem olhar a quem
O princípio da beneficência é guiado pela máxima de que devemos fazer o bem a terceiros, sejam eles quem forem. Partindo deste pressuposto, quando um evento beneficente é organizado, como principal objetivo deve estar a ajuda a uma entidade, pessoa ou grupo necessitado, cuja ação dos organizadores possa possibilitar esse auxílio, seja através da arrecadação de fundos ou doações complementares, entre outras diversas formas de ajudar o próximo. Não existem regras ou regulamentos específicos para a realização de eventos beneficentes, mas quando um evento for assim chamado, deve, no mínimo, ser organizado de forma ética e moral, possuir um ou mais beneficiados, um planejamento organizado, uma comunicação aberta, uma boa divulgação e não almejar o lucro acima de qualquer coisa.
Como organizar eventos beneficentes?
Antes de qualquer coisa, você deve estar consciente de que organizar eventos beneficentes não será fácil e nem acontecerá da noite para o dia. Este tipo de evento exige um planejamento muito bem elaborado e também muito trabalho por parte da organização. Em primeiro lugar, escolha o seu beneficiário, entenda o problema encontrado por ele e identifique qual a melhor solução para ajudá-lo. Ele será o motivo pelo qual o evento existirá e isso nunca pode ser esquecido ou abandonado.
Além disso, se você não possui ou pertence a alguma entidade ou instituição que tenha um certo reconhecimento ou até uma imagem negativa, irá encontrar resistência por parte do público e isso pode prejudicar os seus planos. Portanto, se sua instituição está começando ou não é muito reconhecida ainda, trate de divulgar bem os trabalhos realizados e os seus principais objetivos. Essa transparência fará com que você ganhe a confiança e credibilidade necessárias para obter sucesso em qualquer evento organizado. A realização de eventos é uma boa alternativa para quem precisa arrecadar recursos, mas esteja atento quanto à forma de arrecadação e o quanto do arrecadado será realmente doado, pois quem doa está atento ao destino de seu dinheiro e não cumprir com o que foi acordado inicialmente pode trazer prejuízos não só para seu evento, como também para você.
A Minister no seu evento
Com sede em Itajaí, Santa Catarina, a Empresas Minister atua no mercado de eventos desde 1985 e já organizou diversos eventos beneficentes para grandes empresas e instituições do ramo, atuando nas áreas de iluminação, sonorização, manobrista, segurança, brigadista, unidade móvel, holding, vigilância, limpeza, entre outros. Prestar auxílio no planejamento e organização de grandes eventos é a nossa maior realização e poder ajudar outras pessoas com nosso trabalho é ainda mais gratificante. Conte conosco na hora de organizar o seu evento!
Gostou de aprender um pouco mais sobre o assunto? Então entre agora mesmo em contato com a Empresas Minister e solicite auxílio para planejar o seu próprio evento beneficente!