A segurança para empresas é um elemento fundamental nos dias atuais – em que a violência tem se tornado cada vez mais frequente em diversos contextos. Principalmente porque o índice de criminalidade tem aumentado muito nas cidades.
Quando falamos de segurança empresarial, não nos referimos apenas ao patrimônio, mas também às pessoas, aos colaboradores. Pensando nisso, listamos algumas dicas de como ter mais eficiência na proteção do seu negócio.
O que é segurança para empresas?
O conceito de segurança para empresas é bastante amplo. No entanto, vamos resumi-lo ao conjunto de práticas e ações cujo objetivo é garantir a proteção patrimonial e humana de uma empresa.
Sua intenção é evitar qualquer dano ou prejuízo – como incêndios, furtos, invasões, depredações e demais ocorrências que possam envolver perdas. Além disso, a solução age contra interferências como espionagem, roubo de informações e sabotagem.
Quando falamos de ativos de uma empresa, podemos tratar de tangíveis e intangíveis:
- Ativos tangíveis: referem-se a itens, objetos e materiais que uma empresa ou seus colaboradores detêm. Trata-se de recursos e de patrimônio que impactam diretamente na rotina de uma empresa.
- Ativos intangíveis: trata-se da imagem, da percepção e do respeito que uma marca representa no mercado e perante a sociedade. Além disso, refere-se à visão que colaboradores, investidores e sócios têm das empresas. Ela deve ser preservada a todo custo, já que dita as reações e as ações daqueles diretamente envolvidos.
Como ter mais eficiência na segurança para empresas?
A segurança para empresas precisa contar com um conjunto de ferramentas para que seja realmente eficiente na proteção do patrimônio. Ou seja, com:
- recursos adequados;
- profissionais treinados;
- tecnologia e procedimentos padronizados.
Dessa forma, é possível ter uma empresa muito mais protegida. A seguir, confira algumas dicas de como fazer isso.
Tenha um sistema de segurança
Existem muitos tipos de sistema de segurança para empresas. A tecnologia tem sido eficiente e permitido que vários modos de controle possam ser implementados em uma organização.
Exemplo disso é o acesso via biometria. A solução tem como objetivo restringir a entrada de estranhos nos diversos locais da empresa. Através de câmeras espalhadas pelos ambientes externos e internos, é possível controlar a movimentação.
Conte com a vigilância na entrada e na saída da empresa
Um serviço de segurança para empresas eficiente conta com uma vigilância completa. Dessa forma, é possível monitorar as pessoas que acessam ou deixam o ambiente empresarial. No entanto, a execução precisa ser de qualidade para garantir a eficiência.
Desde a liberação de acesso até o recebimento de encomendas: tudo deve passar por procedimentos e regras de segurança, como a correta identificação das pessoas. Além disso, é muito importante que todos usem crachás de identificação, inclusive visitantes, para auxiliar nesse fluxo.
Escolta armada
Considere as organizações que trabalham com cargas valiosas, transporte de valores e de ativos de um modo geral. Elas podem contar com a escolta armada para garantir mais eficiência e tranquilidade.
O serviço é praticado por profissionais credenciados e preparados, com crivo da Polícia Federal. Essa modalidade de segurança ajuda a proteger o envio e o recebimento de recursos.
Invista em um sistema de prevenção de incêndio
Acidentes com fogo podem ocorrer a qualquer momento, quando menos esperamos. Por isso, contar com um sistema de prevenção de incêndio como parte da segurança para empresas é muito importante. Principalmente quando falamos de:
- indústrias;
- galpões de estocagem;
- shopping centers;
- prédios residenciais e comerciais;
- locais que envolvem sistemas de alta complexidade.
Para ter ainda mais eficiência, a organização precisa disponibilizar também extintores de incêndio. E não podemos esquecer os treinamentos com os colaboradores sobre como agir nessas ocorrências.
Aposte em monitoramento eletrônico
Um sistema de segurança para empresas eficiente certamente conta com monitoramento eletrônico. A ferramenta age em conjunto com outras práticas. Com ela, é possível prever ações criminosas e antecipar situações para evitar conflitos.
Além disso, o sistema ajuda a minimizar a perturbação da ordem, que pode interferir na rotina das empresas.
Terceirize os serviços
Terceirizar os serviços de segurança para empresas é uma ótima maneira de garantir que o patrimônio esteja totalmente protegido. Isso porque a medida oferece um grande diferencial na qualidade da gestão da segurança do seu negócio.
Aliás, uma empresa terceirizada conta com equipamentos, sistemas e profissionais altamente preparados para qualquer situação. Assim, é capaz de exercer todas as atividades que envolvem a segurança privada.
Que tal contratar um sistema de segurança para sua empresa e ter mais tranquilidade? Solicite um orçamento conosco.