Prover mais segurança ao patrimônio e à família já não é mais um luxo, e sim uma necessidade. Infelizmente, os criminosos estão cada vez mais preparados e dispostos a causar danos, tanto ao roubar ou furtar bens materiais, quanto a representar ameaça à integridade física e até psíquica das pessoas. A sensação de impunidade impulsiona ações ousadas de indivíduos mal intencionados, sendo que muitos não se preocupam mais sequer em esconder o rosto.
A segurança pública, por falta de efetivo ou até de equipamentos necessários de combate ao crime, não consegue suprir a demanda representada pela falta de segurança. Resta aos cidadãos buscarem na segurança privada, a garantia de proteção necessária. Mas isto não é um fator local: tem sido uma tendência mundial e nos locais onde o setor privado atua mais fortemente, é possível sentir uma melhora significativa nos índices de segurança. Existem muitos tipos de sistemas de segurança para suprir a necessidade de casas, condomínios e prédios. Saiba quais são as diferenças!
Devemos sempre pensar na segurança como um investimento e não como um gasto sem retorno. Hoje, a necessidade de equipar as residências não é mais exclusividade das moradias em grandes cidades. Basta observar as ações que tem sido executadas por criminosos no interior, muitas vezes em cidades com densidade habitacional pequena, para que possamos ter uma ideia clara do que está acontecendo.
As soluções ideais de segurança irão variar de acordo com a necessidade que cada tipo de residência apresenta. O tipo de construção, o local, a segurança já constituída, os hábitos e a rotina dos moradores influenciam na decisão final. O fato é que hoje existem muitas possibilidades, assim como diferentes valores que propiciam aos indivíduos de variadas condições financeiras, adquirirem sistemas de segurança.
Diferentes opções para a escolha correta do sistema de segurança
Um projeto de segurança deve ser feito por um consultor especializado. Evite ofertas de produtos do tipo “instale você mesmo”, pois o que pode parecer prático em um primeiro momento tem uma forte inclinação para se tornar uma dor de cabeça futura. Sem falar na possibilidade de não atendimento de uma necessidade específica, deixando assim seu patrimônio e sua família em situação de vulnerabilidade.
O profissional especializado fará um levantamento técnico considerando riscos e necessidades de cada cliente, valorizando suas particularidades.
Cada tipo de imóvel, conforme indicado antes, irá necessitar de uma solução específica para sua realidade no tocante à segurança. Fazer o trabalho com especialistas fará com que o investimento seja melhor aproveitado, não correndo risco de gastar mais do que o necessário ou então de ficar com algum aspecto importante descoberto, mas tendo assim o maior cuidado com a máxima proteção.
A verdade é que os sistemas de monitoramento e a prática de vigilância serão muito semelhantes entre si. O que muda mais é a forma de utilização em conformidade com o tipo e peculiaridade de cada residência. Vamos a alguns exemplos:
Casas
Para a segurança mais efetiva de uma casa, podemos iniciar evidenciando a utilização da cerca elétrica, pois a habitação estará em um plano horizontal de acesso. O alarme sonoro e a fechadura elétrica também são equipamentos interessantes para este tipo de residência. Um interfone com visor eletrônico pode ser utilizado na entrada externa, bem como câmeras, ao menos no lado externo, integradas ao acendimento de luzes por movimento.
Prédios
Considerando como prédios de apartamentos. Para eles, as soluções empregadas em sistemas de segurança como indicadas no item anterior também são extremamente válidas, porém com o incremento da segurança focando também os acessos do prédio, como andares, garagens e áreas comuns.
Condomínios
Existem algumas diferenças importantes ao sistema de segurança para condomínios em relação aos equipamentos para casas e prédios. A mais evidente é que além de recorrer aos equipamentos de proteção residencial anteriormente indicados, é necessária a instalação de câmeras em todas as ruas que compõem o condomínio. Outra prática coerente com este tipo de construção é a vigilância motorizada 24 horas nas vias de circulação interna.
Como salientado, cada tipo de solução em sistemas de segurança para diferentes tipos de residências irá variar por alguns fatores. Aproveitando ao máximo as possibilidades, a segurança será maior. Porém, é muito válido contratar profissionais sérios e habilitados para formular um projeto dentro das necessidades e possibilidades individuais. O importante é que você e sua família estejam seguros!