Em épocas de recessão econômica, soluções criativas são a chave não apenas para melhorar as vendas da empresa, como também para gerar grandes oportunidades de negócio. Marcas que vendem diretamente ao consumidor estão sentindo muito a crise e por isso, optam por saídas como a criação de bazares para dar vazão ao estoque e gerar receita. Mas, você sabia que estes bazares podem ir muito além do bazar comum?
Uma opção muito boa é que as marcas e as lojas se unam para fazer um bazar coletivo. Isso é muito bom, pois leva o consumidor de determinado gênero de produtos a realizar compras em outro. Por exemplo, um bazar coletivo de vestuário pode incluir lojas de sapatos, bijuterias, produtos de cosmética, etc. Além de haver um público maior e mais divulgação, as lojas conquistam maiores oportunidades de vendas!
É com esse pensamento que o coletivo Les Amis Nomades realizou o primeiro bazar coletivo em São Paulo, que uniu peças e a força de quatro marcas, para enfrentar a crise.
Muito interessante, não é mesmo? E a ideia pode ser aplicada a vários modelos de negócio. Nada impede que seja realizado um bazar coletivo de imóveis, de informática, de games… As possibilidades e os ganhos vão muito além de receitas. Trata-se de um encontro agradável para trocar ideias, conquistar novas oportunidades e ainda gerar receita! Então confira algumas dicas para realizar um bazar coletivo de sucesso!
Como organizar um bazar coletivo
Planejamento é tudo
A ideia principal do bazar coletivo é que várias empresas possam unir forças para que todas saiam ganhando. E para que o evento se torne de fato coletivo, e não competitivo, é necessário haver um planejamento prévio. Tanto no que se refere a preços quanto a produtos.
É possível fazer um bazar com vários segmentos de mercado, como o citado na introdução, mas nada impede de fazer um bazar sobre o mesmo segmento, como por exemplo, várias lojas de roupas. Neste caso, basta apenas haver uma reunião para a trocar ideias sobre quais produtos cada loja vai priorizar, a fim de realizar um evento orgânico e positivo para todos.
Dê espaço para o cliente e para as vendas
Depois de uma reunião bacana, é hora de planejar o espaço para vendas. As pessoas estão acostumadas a pensarem em bazar como lugar movimentado, apertado, desconfortável. Então mostre o diferencial. Planeje o espaço com inteligência, a fim de permitir que o público possa se movimentar com tranquilidade e interagir com cada stand. Também é importante pensar nos melhores locais para cada stand.
Propaganda é a alma do negócio
Como será um evento grande e inovador, o ideal é que seja divulgado o quanto antes. Esqueça aquela coisa de “vender no final do mês”. Não se apegue a velhos paradigmas. Você está inovando então vá além do óbvio.
Divulgue o evento com antecedência, chame os blogs, jornais, revistas e outros veículos especializados e ofereça conteúdo pra eles. Além do mais, crie um material de divulgação com uma mesma identidade visual, tanto para o offline como para o online.
Outra grande vantagem do bazar coletivo é que várias lojas e marcas estarão realizando a divulgação do mesmo evento, ou seja, o alcance é bem maior e mais forte.
Cuidado com os serviços essenciais para causar boa impressão
O evento é maravilhoso, o engajamento é um sucesso, então não descuide dos serviços essenciais. Se você não conseguir oferecer o mínimo de conforto e segurança aos seus clientes, então o seu bazar pode passar por problemas.
Por isso cuide dos serviços essenciais como segurança, limpeza, sonorização, climatização, etc. Esses detalhes são muito importantes para causar uma boa impressão. Outra dica importante: seja ecológico! Além de causar boa impressão, a natureza agradece!
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