Férias chegando, feriado prolongado, promoção de passagem aérea, todos são ótimos convites para aquela viagem esperada há bastante tempo, para aquele lugar especial que você sonha conhecer ou retornar. Mas antes mesmo de decidir para onde ir, é preciso se planejar. Um dos itens essenciais desse planejamento é: o que você irá fazer para deixar protegido o seu patrimônio? Quais cuidados serão tomados para que você não seja surpreendido negativamente ao retornar para casa diante da possibilidade de algum furto ou roubo? Sistema de segurança, alarme, câmeras? Neste post, vamos falar sobre algumas medidas de segurança necessárias para garantir a proteção da sua casa ou empresa enquanto você viaja.
Viagens de muitos dias aguçam a ação de ladrões, que observam a ausência de proprietários nos imóveis. Além do seguro residencial, necessário em qualquer situação, a contratação de uma empresa de segurança, para instalação de um sistema eletrônico, até algumas medidas simples de segurança podem garantir a integridade da sua casa e, com isso, a tranquilidade sua e de sua família durante as férias.
Confira 7 dicas de medidas de segurança muito fáceis de tomar e viajar sem se preocupar com seu patrimônio:
1. Escolha uma pessoa de confiança para verificar o imóvel de tempos em tempos
Deixe as chaves da residência com algum amigo ou parente que possa visitar o imóvel e desligar a iluminação logo ao amanhecer. No caso de apartamento, deve-se deixar uma autorização por escrito, com anuência do síndico, para que a pessoa possa entrar no prédio. Para esse favor, também vale recorrer a algum vizinho de confiança, mas, nessa ocasião, pense bem antes de entregar as chaves. Nem sempre um vizinho é a opção mais segura. Telefone para ele de vez em quando para saber se está tudo bem.
2. Tente não falar da sua viagem nas redes sociais
Evite divulgar informações sobre sua viagem nas redes sociais. A recomendação é que você nem mesmo mencione que irá viajar. Comunicar aos quatro ventos sobre sua viagem faz com que pessoas mal intencionadas possam planejar a invasão, uma vez que saberão que a casa estará vazia. Ladrões não circulam por aí identificados. Então, nunca se sabe quem de seus contatos pode ser também um possível meliante. Deixe para fazer postagens sobre a viagem quando voltar. Esse sim é um momento bom para relatar suas experiências e como o passeio foi divertido.
3. Remova “pistas” da sua ausência
Desligue a campainha ou interfone. Também suspenda a entrega de jornais e revistas, evitando que o material fique amontoado em frente à casa, evidenciando que não há ninguém no imóvel. Essas precauções irão deixar os bandidos em dúvida se você e sua família estão mesmo ausentes.
4. Tenha um seguro residencial
Providencie um seguro residencial para proteger o seu patrimônio e garantir o recebimento de indenização em situações inesperadas como roubo, incêndio, danos elétricos, vendaval e até responsabilidade civil por danos involuntários causados a terceiros. Com ele, sua residência estará sempre protegida.
5. Adquira dispositivos de segurança
Caso não possua dispositivos de segurança, como câmeras e alarme, tente adquiri-los, ou contrate uma empresa especializada. Procure os equipamentos nas lojas de materiais para construção ou no varejo especializado em segurança. De acordo com especialistas, a instalação de alarmes não é mais um luxo e sim uma necessidade para desestimular os assaltantes. Em geral, eles agem por impulso, e quando vêem uma casa com sistema de alarmes, geralmente desistem e procuram outro imóvel semelhante, mas sem equipamentos de segurança.
6. Tranque as portas de maneira adequada
Evite colocar cadeado do lado externo do portão. Isso poderá denunciar a saída dos moradores. Feche as portas com trincos e trancas. Reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares. Se a viagem for longa, deixe dois jogos de chaves com pessoas de confiança para facilitar qualquer emergência.
7. Evite sinais de abandono
Se sua casa possuir jardim, vale contratar um jardineiro de confiança ou pedir para alguém mantê-lo limpo, evitando aspecto de abandono. E não deixe joias ou dinheiro dentro de casa, mesmo dentro de cofres. Utilize cofres de bancos.
Agora que você recebeu estas dicas, já pode curtir suas férias e aproveitar a viagem tranquilamente com sua família, deixando seu patrimônio protegido. Boas férias e boa viagem!