Você faz a limpeza da caixa d’água periodicamente?

Tempo de leitura: 4 minutos

É provável que você saiba da importância de se fazer a limpeza da caixa d’água com frequência. Mas você sabe realmente qual o intervalo correto para fazer essa manutenção? E, mais importante ainda, você tem conhecimentos sobre como fazer essa higienização, ou fica empurrando essa tarefa com a barriga, sempre deixando pra depois?

Bom, então vamos por parte. Primeiramente, vamos à periodicidade correta para fazer a limpeza da caixa d’água. Especialistas recomendam que o ideal é que isso seja feito a cada seis meses, ou duas vezes ao ano. É possível também realizar a limpeza somente uma vez por ano, mas não se deve jamais ampliar este intervalo. Por quê? 

Quanto mais tempo você descuidar da limpeza da caixa d’água, maior o risco de acúmulo de lodo e da proliferação de bactérias, o que traz sérios riscos para a saúde dos moradores da casa. Nessas condições, a água do reservatório pode ser contaminada e, por sua vez, transmitir doenças diversas que são contraídas pelo contato com água contaminada. 

Dentro de casa, essa contaminação pode ocorrer por meio de todas as formas através das quais se tem contato com a água que vem do reservatório. Afinal, em casa usamos a água para lavar e preparar alimentos, para hidratação e higienização próprias e também para a limpeza dos ambientes e de utensílios.

Dicas para fazer a limpeza da caixa d’água

Como está claro que é fundamental fazer a limpeza da caixa d’água, agora é hora de você se preparar para colocar a mão na massa, higienizar o reservatório e, com isso, garantir a qualidade da água utilizada na sua casa e a saúde de toda sua família. 

Procedimentos pré-limpeza

Antes de partir para a limpeza em si, você deve preparar a caixa d’água para receber a manutenção.

Em primeiro lugar, verifique as condições da caixa d’água. Veja se não há algum tipo de dano, como furos ou rachaduras. Dependendo do estado, pode ser que trocar a caixa d’água seja a melhor solução. 

Caso você conclua que é necessário somente mesmo realizar a limpeza, siga preparando o ambiente para a tarefa. 

Materiais para fazer a limpeza da caixa d’água

Comece separando os materiais que você vai precisar para fazer a manutenção:

  • Esponja
  • Balde
  • Água sanitária
  • Panos
  • Vassoura ou esfregão 

Preparação da caixa d’água para limpeza

Com os materiais todos separados, é hora de preparar a caixa d’água para receber a manutenção. Siga o passo a passo abaixo:

  • Feche o registro
  • Tire a tampa da caixa d’água
  • Anule a boia e mantenha-a fechada
  • Esvazie a caixa d’água, mas mantenha uma pequena quantidade para ser utilizada na limpeza (cerca de um palmo)
  • Feche os canos com pedaços de pano. Desse modo, você evita que os resíduos da limpeza da caixa d’água passem por esses canos

Limpeza da caixa d’água

Agora, sim, é hora de partir para a manutenção do reservatório.

Comece limpando as paredes internas da caixa 

Para esta etapa, você deve utilizar uma esponja se o reservatório for de fibra. Caso ele seja de concreto, o ideal é usar um esfregão ou vassoura. 

Em ambos os casos, aplique a esponja ou esfregão sem nenhum tipo de produto de limpeza. Do contrário, há o risco de contaminação da água através dos resíduos destes produtos químicos.

Lembre-se de repetir esse procedimento de limpeza também com a tampa da caixa d’água. Tenha bastante atenção para que nenhuma sujeira passe pelas tubulações.

Retire a água suja

Agora é hora de remover, de uma vez por todas, a sujeira da caixa d’água. Retire toda a água que foi usada durante o procedimento de limpeza e quaisquer outros resíduos que tenham ficado durante a faxina.

Utilize baldes e panos para essa etapa.

Use água sanitária para finalizar

Quando você tiver certeza de que não há mais nenhuma sujeira dentro da caixa, abra a boia para encher um pouco o reservatório.

Em seguida, adicione água sanitária para fazer a desinfecção. Utilize a proporção de 1 litro de água sanitária para cada mil litros de água. Deixe essa mistura dentro da água por duas horas para que o processo seja completo. 

Esvazie e enxague a caixa d’água

Passadas as duas horas, retire os panos dos canos e esvazie a caixa completamente. Abra a boia e encha um pouco a caixa. Neste momento, faça o enxague completo do reservatório e esvazie a caixa mais uma vez. 

Feche a caixa com a tampa e abra o registro para encher o reservatório novamente. Enfim, está concluída a limpeza da caixa d’água.

Dica final

Ao terminar, anote a data da limpeza da caixa d’água e o dia da próxima manutenção, considerando o intervalo ideal de seis recomendado por especialistas. Coloque esta nota em um lugar visível, como a porta da geladeira. Desse modo você não se esquece de seguir com a manutenção da caixa d’água.

Precisando de serviços de limpeza e conservação? Conheça as Empresas Minister.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *