Fui eleito síndico, e agora, o que faço com a limpeza do condomínio?

Tempo de leitura: 6 minutos

Ser síndico não é tarefa fácil. Ele é responsável pelo gerenciamento das áreas e dos equipamentos de uso comum do condomínio, ou seja, tudo que não pertence às unidades. Entre essas responsabilidades está a limpeza do condomínio.

Estar em um local limpo e arejado faz bem para a saúde e o bem-estar dos moradores e também para os funcionários. Além disso, a boa aparência de um ambiente aumenta a produtividade das pessoas que trabalham no local e melhora a imagem do condomínio. Para evitar problemas indesejados, é muito comum terceirizar essa área para facilitar a gestão e diminuir os custos.

Neste artigo vamos mostrar os principais benefícios em contratar uma empresa terceirizada para fazer a limpeza do condomínio. E ainda, o que levar em consideração na hora de fazer a escolha da empresa. Confira!

Conheça as vantagens de terceirizar a equipe de limpeza do condomínio

1. Mais qualidade e eficiência

Quando a limpeza do condomínio passa a ser feita por uma empresa terceirizada um dos primeiros benefícios percebidos é o aumento da qualidade e da eficiência. O serviço passa a ser realizado por profissionais especializados e que receberam capacitação para fazer as atividades. Dessa forma, a equipe conhece e coloca em prática as melhores técnicas de limpeza para todas as superfícies, tais como carpetes, paredes, vidros e área externa.

A gestão dos equipamentos e a compra dos produtos de limpeza são de responsabilidade da equipe terceirizada. Devido ao conhecimento técnico que ela possui, a limpeza do condomínio será feita com os materiais mais indicados e seguros.

2. Maior conveniência

Tanto a escolha dos integrantes da equipe como o fornecimento dos materiais que serão usados são de responsabilidade da empresa contratada. Por isso, o cliente não precisa se preocupar em fazer processos seletivos e compras de equipamentos e produtos de limpeza.

3. Diminuição dos custos operacionais

Um dos principais motivos para procurar uma empresa terceirizada é a vontade de diminuir os custos da empresa. E essa redução é realmente significativa.

Isso acontece porque o condomínio vai passar a não ter gastos com a equipe de limpeza referente a pagamentos dos salários, encargos sindicais e sociais, benefícios, compra de equipamentos de segurança, uniformes, produtos de limpeza e utensílios.

Com a terceirização, você vai pagar pelos serviços, ou seja, não tem a necessidade de fazer a gestão dos funcionários. Por isso, as demissões, contratações e substituições em caso de férias passam a ser responsabilidade da empresa contratada. E, como o condomínio vai ter menos funcionários na sua folha de pagamento, há uma redução dos custos com relação ao pagamento de impostos, 13º salário e férias, por exemplo.

4. Absenteísmo zero

Quando algum funcionário falta, por motivo de doença ou qualquer outra razão, prejudica a realização das atividades e sobrecarrega as outras pessoas da equipe. Mas com uma equipe terceirizada não existe esse problema. No caso de falta, a empresa coloca outra pessoa no lugar. Essa substituição imediata garante que o serviço sempre vai estar em dia e não vai prejudicar a qualidade da limpeza do condomínio.

5. Mais tempo de sobra para outras atividades de síndico

O síndico tem muitas responsabilidades no dia a dia. Sem falar nas situações atípicas que podem surgir e ocupar grande parte do seu horário de trabalho. Contar com uma equipe profissional e especialista para cuidar da limpeza do condomínio vai causar menos dores de cabeça nessa área. Com isso, você vai ter mais tempo para se dedicar às outras atividades que precisam da sua atenção.

6. Eliminação de riscos para a saúde de crianças e animais

Os produtos de limpeza convencionais, em geral, possuem substâncias que podem ser tóxicas para a saúde humana, especialmente para crianças e animais. Dê preferência para o uso de produtos ecologicamente corretos para a limpeza do condomínio e informe para a empresa terceirizada as particularidades do local para que ela tome as providências. Dessa forma, você vai garantir a proteção e a segurança de todos os moradores.

Saiba o que avaliar na hora de escolher uma empresa terceirizada

Agora que você conhece os benefícios em contratar uma equipe terceirizada para a limpeza do condomínio, quais são os critérios que devem ser levados em consideração na hora da contratação? Fazer essa escolha com base apenas no preço pode causar dores de cabeça no futuro, por isso, adotar critérios vão te ajudar a escolher a melhor empresa para o seu condomínio.

O primeiro passo deve ser avaliar o histórico do negócio e pesquisar sobre a sua reputação. Não deixe de perguntar também a quanto tempo foi criada, como ela se desenvolveu ao longo dos anos e a sua experiência no mercado. Em um ambiente competitivo como o atual, nenhuma empresa se mantém ativa por muito tempo se não for boa no que faz, por isso, essa pesquisa vai ajudar a manter na lista apenas as melhores.

Entre as vantagens de contratar uma terceirizada é a sua capacidade profissional. Desse modo, solicite documentos que comprovem a capacitação dos funcionários para confirmar que todos receberam treinamentos para realizar as atividades. Outro critério fundamental é saber se ela está em dia com as suas obrigações trabalhistas. Verifique a idoneidade do estabelecimento e se todos os registros e certidões estão em dia.

Olhar o portfólio com os clientes reais é uma boa ideia para conhecer melhor a empresa. Não leve em consideração apenas a qualidade, mas também a quantidade. Uma empresa que possui clientes de diversos setores, aparenta ser mais flexível e capaz de se adaptar com mais facilidade para atender as necessidades dos seus clientes.

Por fim, busque recomendações de antigos clientes para conhecer como foi a experiência deles na prática. Se não for possível, procure os depoimentos e avaliações que estão disponíveis nas redes sociais ou no site da empresa terceirizada.

Como vimos, terceirizar a limpeza do condomínio traz muitos benefícios. Mas essa atividade pode virar uma grande dor de cabeça se você não escolher a empresa certa!

A Minister está há mais de 30 anos no mercado e é uma especialista na área em serviços terceirizados de limpeza, de monitoramento e de segurança. Conheça os nossos serviços e solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *