A covid-19 causou inúmeros e trágicos danos por onde passou. Economicamente, o setor de eventos foi um dos mais afetados pela pandemia, mas as atividades estão sendo retomadas aos poucos. Os eventos pós-covid-19, embora cautelosamente, têm se tornado cada vez mais frequentes.
Com o número de casos bem menor, mas com a possibilidade de transmissão ainda existindo, cuidados devem ser tomados no processo. Os eventos retornaram, porém com limite de pessoas e com instruções a serem seguidas. Tudo isso para garantir a segurança dos participantes.
Com tantas regras e novos aprendizados, como aderir a essa retomada gradual das atividades? A melhor solução é contratar empresas qualificadas para ajudar nesse processo e garantir o sucesso do seu evento pós-covid-19.
Descubra agora a melhor maneira de realizar um evento pós-covid-19, com uma prevenção eficaz da transmissão do vírus.
Como organizar um evento pós-covid-19?
A pandemia fez com que as empresas do ramo de eventos cancelassem ou adiassem os seus serviços. Isso tornou esse setor um dos mais prejudicados economicamente. A covid-19 afetou cerca de 98% do setor de eventos, segundo uma pesquisa do Sebrae. Dessa forma, as empresas precisaram se reinventar para se adequar à nova realidade.
Os eventos-teste estão acontecendo e trazendo resultados positivos. Com esse retorno, é preciso ficar atento ao novo normal e se adequar às normas de segurança estabelecidas. Para isso, o primeiro passo é acompanhar as medidas de prevenção e de controle do coronavírus em cada evento pós-covid-19. Isso se dará, aliás, a partir do segundo semestre deste ano. Essas regras valem para:
- âmbitos sociais, corporativos e de grande porte;
- serviços de alimentação – como bares, restaurantes, casas noturnas, pubs e afins.
Cada estado possui portarias que regulam e orientam essas atividades. Para ficar por dentro daquelas referentes a Santa Catarina, confira os links abaixo.
- PORTARIA SES no 899 – Eventos corporativos.
- PORTARIA SES no 900 – Serviços de alimentação.
- PORTARIA SES no 901 – Eventos sociais.
- PORTARIA SES no 902 – Casas noturnas.
- PORTARIA SES no 904 – Estabelece fluxos, protocolos e regramentos sanitários.
O organizador do evento precisa estar ciente dessas orientações. Todas as regras referentes ao seu tipo de evento pós-covid-19 devem ser seguidas com rigor. De uma forma geral, as regras básicas ainda estão valendo:
- O uso da máscara é obrigatório para todos os participantes. Ela pode ser retirada apenas quando as pessoas estiverem em mesas, durante o consumo.
- Todos os funcionários devem ser vacinados e usar os devidos equipamentos de segurança, incluindo máscara PFF2 ou N95.
- O ambiente precisa estar naturalmente ventilado, com portas e janelas abertas para a circulação do ar. Os ventiladores de teto devem estar na função reversa ou voltados para espaços vazios.
Mas a prevenção vai além das regras básicas e de conhecimento geral. Existem muitos detalhes a serem considerados para fazer um evento pós-covid-19 acontecer dentro das normas. Por isso, há empresas especializadas para auxiliar na realização desses eventos.
Importância de contratar uma empresa qualificada para realizar evento pós-covid-19
Existem empresas especializadas em segurança cuja proposta é trabalhar com planejamento estratégico e soluções personalizadas para eventos, incluindo evento pós-covid-19. Não importa se a celebração ou solenidade é de pequeno, médio ou grande porte – essas empresas têm o compromisso e a prioridade de proteger as pessoas no local.
Com a pandemia, elas precisaram se adaptar, estudar e adotar novas medidas voltadas para a atuação justamente em eventos pós-covid-19. Por isso, é tão importante a contratação de uma organizadora séria e comprometida em oferecer esse serviço com responsabilidade.
A Minister atua em Santa Catarina há 30 anos. Possui equipes treinadas e unidades móveis preparadas para aumentar o controle e a proteção de eventos de todos os portes. Além da excelente estrutura de segurança, a Minister também disponibiliza serviços de desinfecção e sanitização de ambientes contra a covid-19.
Nossa empresa possui clientes de renome, como a Oktoberfest Blumenau, e oferece para seu evento toda a experiência de quem entende do assunto. Nossas soluções trazem garantia de alto padrão de qualidade e segurança. Todas estão inteiramente adaptadas e preparadas para a nova realidade em cada evento pós-covid-19.
Por isso, não deixe de solicitar o seu orçamento com a Minister e tenha um evento pós-covid-19 seguro e de sucesso.