De quanto em quanto tempo devo fazer a limpeza da caixa d’água?

Pesquisar
Fique atualizado!
E receba em primeira mão todas as novidades do nosso blog.
Facebook

A caixa d’água é um item muito importante na nossa casa. Ela é responsável por armazenar e fornecer água, mesmo quando o abastecimento pela rede está suspenso por algum motivo. Isso porque ela é um reservatório próprio. Porém, para garantir a saúde de quem consome essa água, é essencial realizar a limpeza da caixa d’água periodicamente.

A manutenção garante a qualidade para consumo, evita doenças e também preserva a integridade da sua caixa. Que tal aproveitar as dicas deste post para limpar agora mesmo a sua? Aprenda o passo a passo a seguir.

 

A importância da limpeza da caixa d’água

Todo mês você paga uma taxa para receber água tratada da empresa de saneamento da sua cidade, certo? Quando ela chega à sua casa, é responsabilidade sua o armazenamento e os cuidados com ela até o consumo.

Para garantir a saúde da sua família, é importante manter limpo e seguro o local em que ela fica. Então, deve entrar para a sua rotina a manutenção e a limpeza da caixa d’água.

Invista na higienização de um item que pode abrigar inúmeros agentes transmissores de doenças – cólera, diarreia, tifo e dengue, por exemplo. Mantenha este local sempre limpo e garanta que a água continue potável.

 

Frequência correta da manutenção

De acordo com orientações da Vigilância Sanitária, a limpeza deve ser realizada a cada seis meses. Assim, a água que você recebe própria para consumo continua segura para você e sua família utilizarem.

Independentemente do material da sua caixa – fibrocimento, fibra de vidro ou concreto –, esse é o período correto para a manutenção. Então reserve 30 minutos, duas vezes ao ano, para cuidar desse bem que garante a segurança da sua água.

 

Mãos à obra

Agora você já sabe a importância da limpeza da caixa d’água para garantir a água potável de cada dia. Então vamos ao passo a passo para a manutenção. Para iniciar, separe os seguintes materiais: esponja, panos, vassoura, balde e água sanitária. Veja abaixo os procedimentos para uma higienização eficiente:

  1. Primeiro, feche o registro de entrada da água da rede. Amarre a boia automática na posição fechada. Em seguida, retire boa parte da água da caixa. Para fazer isso, abra as torneiras e acione as descargas da casa. Pare assim que tiver apenas um palmo de água no reservatório. Para evitar que resíduos do processo de limpeza entrem na tubulação, feche também o registro de saída de água.

 

  1. Caixas de fibra devem ser limpas com um pano ou uma esponja. No caso das de concreto, utilize uma vassoura, que vai facilitar o trabalho. Tanto o fundo quanto as paredes devem ser esfregados muito bem, para que toda a sujeira seja retirada. Para evitar qualquer contaminação, não utilize produtos como detergente, sabão ou outro químico.

 

  1. Com um balde, descarte a água suja. Ou se preferir, utilize a tubulação de limpeza para escoar a água. Em momento algum você deve abrir o registro de saída: evite que a água suja se deposite na tubulação. Capriche na limpeza e retire qualquer evidência de sujeira com um pano. Em seguida, feche o registro de limpeza, caso tenha o aberto.

 

  1. Deixe a caixa d’água encher novamente, atingindo um palmo, e acrescente água sanitária. Uma dica de medida: um litro do produto para cada mil litros de capacidade da caixa. Com as paredes limpas, passe a mistura por elas e deixe agindo por cerca de duas horas. Importante: essa água jamais deve ser consumida, pois é muito prejudicial à nossa saúde.

 

  1. Abra o registro de saída de água após esse tempo de espera para novamente esvaziar o reservatório. Nesse caso, é permitida a saída de água por esse local, já que a mistura higieniza os canos também. Garanta que as torneiras da casa estejam abertas para que o líquido saia por completo. Se você achar que ainda não estão bem limpas as paredes, repita o processo.

 

  1. Com o enxágue finalizado, recoloque a tampa da caixa. Em seguida, abra o registro de entrada de água e libere a boia. Assim que a caixa estiver cheia novamente, recomendamos que você deixe as torneiras abertas por alguns minutos. Assim, você garante que não fique nenhum resquício de água sanitária. Para não perder essa água, encha algum recipiente e a utilize para a limpeza da casa.

Para não perder o prazo da próxima limpeza, sugerimos que você anote as datas. Não se esqueça de repetir esse processo de higienização dentro do tempo recomendado de seis meses.

Quer mais dicas como essas? Acesse nosso blog! E entre em contato se quiser conhecer os serviços especializados da Minister!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Últimas Notícias