A violência nos centros urbanos vem crescendo cada dia mais. Por isso, é preciso encontrar formas de garantir o bem-estar das pessoas nessas regiões. Assim, a contratação de um serviço de vigilância é essencial para shoppings, condomínios, empresas, indústrias, e demais segmentos empresariais.
O serviço de vigilância atua de forma sistêmica e preventiva, utilizando diversas abordagens para evitar ocorrências criminosas. Esse serviço, regulamentado, autorizado e fiscalizado pela Polícia Federal, é norteado pela Portaria no 3.233/2012. Esta regulariza as atividades de segurança privada, armada ou desarmada.
Descubra agora o que é o serviço de vigilância, seus benefícios e quando é preciso contratar um.
O que é o serviço de vigilância?
O serviço de vigilância busca gerar um estado de ausência de risco. Para isso, são utilizados recursos humanos, equipamentos e estratégias específicas. Essas táticas objetivam garantir a proteção de pessoas e patrimônios, sejam estes urbanos ou rurais, públicos ou privados. Nesse sentido, tal proteção ocorre dentro dos limites do local vigiado.
Esse serviço pode ser utilizado em diferentes ramos de negócios, além de condomínios residenciais e casas. É bastante comum em grandes centros urbanos, por conta da violência, que tem crescido diariamente. Apesar disso, o setor vem usufruindo de facilidades advindas dos recursos tecnológicos incorporados às atividades.
A qualidade dos equipamentos empregados permite que as ações sejam cada vez mais eficientes. Mas, para isso, é fundamental contar com profissionais experientes, capacitados e bem treinados.
Tipos de serviço de vigilância
Ademais, o serviço de vigilância pode ser armado ou desarmado. A vigilância desarmada ocorre sem o uso de armas de fogo, como o nome indica. Já a vigilância armada é uma atividade mais especializada, alinhada com as necessidades de cada local e cliente. Em ambos os casos, pode-se recorrer a:
- monitoramento de imagens;
- controle de acesso;
- análise de risco e vulnerabilidade;
- prevenção de furtos e roubos;
- vigilância ostensiva.
Além disso, podem ser realizadas a ronda motorizada e a supervisão 24h. É necessário solicitar um diagnóstico para saber qual tipo de serviço de vigilância é mais indicado para a sua situação.
Um ponto importante nesse serviço é garantir que todos os profissionais estejam uniformizados – com logo da empresa, seus nomes e os cargos que ocupam. Além disso, é necessário se certificar de outra questão essencial: a empresa contratada deve atender às exigências da legislação de segurança privada e seguir as normas do setor.
Dessa forma, uma das maneiras mais eficazes de afastar pessoas mal-intencionadas é através de um bom serviço de vigilância. Para evitar transtornos durante as atividades, é fundamental contratar prestadores de serviços que possuam credibilidade no mercado.
Como funciona o serviço de vigilância?
A principal missão do serviço de vigilância é garantir o bem-estar das pessoas. Além disso, ele assegura o cuidado com os bens e diminui os riscos de perda. Por isso, esse serviço é extremamente importante em locais com grande circulação – por exemplo, em condomínios e empresas.
As companhias que oferecem tal serviço precisam ser liberadas pelo Departamento da Polícia Federal. Esses profissionais trabalham de forma preventiva, como mencionamos. Quando se trata de vigilância armada, só utilizam armas de fogo em situações que representam alto grau de periculosidade. Na maioria dos casos, o armamento não é necessário.
Para utilizar cães treinados ou fazer uso de armas de fogo, é preciso seguir a regulamentação. Um pedido deve ser encaminhado para o Ministério da Justiça através do Departamento da Polícia Federal.
A equipe costuma ser composta de vigilantes, motoristas, inspetor de segurança e gerente de segurança. As empresas que mais contratam o serviço de vigilância são as da rede pública – como prefeituras, postos de saúde, hospitais, bancos e escolas. Porém, em algumas situações, são realizadas atividades como:
- transporte e custódia de joias;
- transportes de valores;
- gestão de cheques para depósito;
- escolta;
- segurança em eventos;
- abastecimento de dinheiro em caixas eletrônicos;
- recolhimento e transporte de dinheiro na rede privada.
Entre as abordagens utilizadas durante a vigilância, podemos citar:
Advertência
É um procedimento utilizado quando se deseja evitar ações indevidas. Nesse caso, o vigilante faz uma comunicação a quem está em situação irregular, de acordo com as normas de segurança.
Assistência
Deve ser realizada quando um agente percebe que visitantes, ou mesmo pessoas da empresa ou do condomínio, necessitam de algum tipo de auxílio.
Averiguação
Consiste na análise de qualquer indício que fuja do padrão de normalidade do ambiente onde o serviço de vigilância é prestado. Baseia-se na observância do bem-estar e da estabilidade do local.
Intervenção
Esse procedimento deve ser efetivado para intervir em um evento em curso ou prestes a ser iniciado. O objetivo é controlar as ações no ambiente e assim retomar a estabilidade e a segurança do local.
Orientação
Uma das principais funções de um serviço de vigilância é informar. Deve-se deixar claros para o visitante, trabalhador ou morador do local as regras e os procedimentos de segurança.
Registro de ocorrência
Esse procedimento é efetuado quando existe uma ocorrência que afeta a segurança do local. Dessa forma, é preciso que o profissional faça a narrativa e o registro dos acontecimentos.
A equipe que trabalha no serviço de vigilância deve ser altamente qualificada. Afinal, o atendimento ao público costuma se tratar de uma tarefa complexa e desafiadora. As situações que podem ocorrer durante esse trabalho exigem essa qualificação.
Assim, a vigilância oferecida pela Minister tem o compromisso com a excelência no atendimento ao público. Além do mais, é comprovadamente autorizada pela Polícia Federal. As áreas de atuação da empresa são condomínios, residências, indústrias, empresas de ramos variados, eventos públicos e privados, entre outros.
Os diferenciais da Minister vão além dos seus profissionais treinados e altamente capacitados e da certificação pela Polícia Federal. A empresa também possui:
- monitoramento e vigilância de alto padrão;
- serviços personalizados para atender a todo tipo de demanda;
- monitoramento inteligente 24 horas.
A importância de contratar o serviço
A criminalidade na sociedade faz com que o cidadão esteja constantemente inseguro. E isso não acontece apenas na rua: pode ocorrer nos seus ambientes de trabalho e até na sua própria casa. Infelizmente, as notícias nos jornais só confirmam a verdade desse temor.
É necessário proteger tanto as pessoas quanto os patrimônios. Afinal, todos desejam conduzir a sua vida com os seus pertences em plena segurança. Assim, para se prevenir e diminuir as chances de sofrer esse tipo de violência, contratar um serviço de vigilância é fundamental.
Como funciona a terceirização da vigilância patrimonial?
Na terceirização do serviço de vigilância patrimonial, uma empresa de segurança firma um contrato de prestação de serviço com outro estabelecimento. Esse serviço é feito através da locação de mão de obra: os funcionários precisam ser exclusivos e devem atender ao perfil solicitado pela empresa contratante.
Todo o trabalho se organiza de acordo com a análise do cenário local e com as necessidades do contratante. E a empresa contratada precisa oferecer o conhecimento, os equipamentos e os funcionários para exercer as funções. Ela também fará a gestão desses recursos para que o trabalho seja cumprido de forma satisfatória para o cliente.
É como um aluguel de mão de obra física ou intelectual para executar alguma atividade específica. Exemplos desse tipo de serviço são consultorias, assessorias, treinamentos, auditorias, serviços de segurança de bens e pessoas, entre outros. A empresa prestadora de serviço de vigilância é uma pessoa jurídica (PJ). Ela dirige o trabalho feito pelos seus funcionários e os remunera.
Benefícios de contar com esse tipo de serviço
Como vimos, fazer a contratação de uma empresa de serviço de vigilância garante maior segurança para pessoas e ambientes. Mas, além disso, existem outras vantagens que essa modalidade oferece. Conheça agora os benefícios que você pode obter ao contratar uma empresa de vigilância para o seu negócio.
Reduzir a ocorrência de crimes
Perceber que um ambiente é monitorado acaba afastando quem tem más intenções. Isso acontece porque eles entendem que existem barreiras a contornar para alcançar o seu objetivo: tomar posse de um bem desse local. Assim, o serviço de vigilância diminui o risco de danos ou perdas em um ambiente.
Pela natureza humana, as pessoas tendem a se comportar melhor quando percebem que estão sendo observadas. Por isso, a simples presença da tecnologia já é suficiente para desencorajar criminosos a atacar um ambiente. O serviço de vigilância reduz a ocorrência de atos ilegais, incluindo roubos, danos à propriedade e crimes violentos.
Conhecer o seu patrimônio e os arredores
Quando você possui uma equipe trabalhando diariamente em um local, esses profissionais passam a conhecer bem a área. Não só o empreendimento em questão, mas também os arredores dele, e isso oferece uma enorme vantagem numa situação de emergência.
Contar apenas com o serviço da polícia pode não ser a forma mais inteligente de evitar situações de risco. Por não conhecerem o seu patrimônio, os policiais ficam em desvantagem diante de um possível criminoso que já está no local. Uma equipe de vigilância diária estará mais bem preparada para agir nesse ambiente.
Garantir que o serviço seja prestado de forma eficiente
Um profissional de vigilância de uma empresa terceirizada precisa passar pelo curso de formação de vigilante. Além disso, deve estar com a documentação em dia para conseguir realizar as suas atividades. Isso garante que o serviço seja efetuado de forma eficiente, o que aumenta as chances de satisfação.
Oferecer menor tempo de resposta
O tempo é um dos fatores mais importantes na hora de resolver uma emergência. Por isso, numa situação de risco, o ideal seria que pudéssemos contar com a polícia o mais rápido possível. Mas, com o tamanho das cidades e a quantidade de ocorrências diárias, nem sempre isso é possível.
Uma equipe de vigilância no local pode evitar circunstâncias piores quando ocorre uma situação assim. Essa equipe possui, a princípio, uma variedade de métodos não violentos. Mas também pode utilizar força física para prender criminosos e retê-los até que os policiais consigam chegar.
Eles também conseguem reduzir o clima de pânico que se instala no ambiente durante esse tipo de situação. Com isso, possibilitam que a ordem seja mantida até que uma autoridade competente chegue ao local e assuma o comando.
Redução de custos com a ajuda da tecnologia
Contratar uma empresa especializada em serviço de vigilância garante a utilização de equipamentos modernos oferecidos por ela. Essa tecnologia responsável pelo monitoramento eletrônico permite a realização de atividades a distância. Isso facilita a manutenção da segurança nos ambientes em questão.
Além disso, essa tecnologia viabiliza a redução dos custos do serviço. Isso porque os vigilantes só precisarão atuar presencialmente em caso de movimentações suspeitas. Nesse sentido, diminui a quantidade de profissionais necessários para cuidar do seu empreendimento.
Melhorar o atendimento ao cliente
A contratação de uma equipe de serviço de vigilância é importante também para os resultados da sua empresa. Um cliente se sente mais confortável ao entrar e permanecer no seu empreendimento quando ele está seguro lá. Dessa forma, a probabilidade de mais pessoas buscarem o seu serviço é maior.
Além disso, essa segurança também é muito importante para os seus funcionários. Por trabalhar em um ambiente protegido, eles ficam mais focados em executar a sua função de forma efetiva. Com tranquilidade para trabalhar, oferecem capacidade máxima de desempenho.
Ajudar a construir a reputação
Uma empresa, ou mesmo um condomínio, constrói sua reputação à medida que as pessoas começam a falar do local. Atividades criminosas destroem a reputação de qualquer ambiente. Com isso, acabam afastando possíveis clientes ou futuros moradores.
Um serviço de vigilância traz sensação de segurança para quem frequenta esses espaços, e as pessoas falam bem do lugar. Assim, a reputação construída acaba sendo bastante positiva, o que atrai mais clientes e compradores.
Ter segurança por 24 horas
Durante a madrugada, a insegurança aumenta em qualquer ambiente. Nesse período, fica mais difícil contatar outras pessoas, no caso de alguma emergência. Até mesmo acionar a polícia acaba se tornando complicado, por conta do número de ocorrências noturnas.
A melhor alternativa, então, é contratar um serviço de vigilância diário e terceirizado. Essas empresas oferecem segurança 24 horas por dia. Os moradores ou funcionários do local se sentem seguros a todo momento.
Receber feedbacks constantes para melhorias
Uma equipe de serviço de vigilância possui conhecimento profundo a respeito das necessidades da área. Uma vez que fica diariamente em determinado local, percebe o que esse ambiente precisa em relação à segurança. Nesse contexto, informa os proprietários, que por não terem conhecimento do assunto geralmente não percebem essas falhas.
Cuidados na hora de contratar uma empresa de vigilância
Entendeu o quanto é fundamental contratar uma empresa de segurança para um empreendimento ou uma área residencial? Agora, é preciso compreender os cuidados que devem ser tomados ao escolher uma dessas equipes de serviço de vigilância. Conheça os pontos a serem verificados antes da contratação.
Cheque as questões legais da empresa
Uma empresa de serviço de vigilância precisa estar dentro da lei, já que existe regulamentação dessa atividade. Por isso, é preciso checar se a companhia que se deseja contratar está em dia com as suas documentações – ou seja, se está exercendo a sua função de forma correta e legal.
- A Lei no 7.102/83 regulamenta a constituição e o funcionamento de uma empresa de segurança e vigilância privada no país.
- O Decreto no 89.056/83 e a Portaria no 992/95 descrevem as normas para o funcionamento dessa atividade no Brasil.
Outro ponto importante é conferir como está a situação da empresa junto a dois órgãos: a Polícia Federal e o Sindicato das Empresas de Segurança Privada.
Verifique os documentos para o funcionamento da empresa
Empresas de serviço de vigilância precisam ter uma série de documentos e licenças para exercer sua atividade dentro da lei. Por isso, antes de contratar a organização escolhida, verifique se ela possui estes documentos:
- Autorização de funcionamento.
- Alvará de revisão de autorização de funcionamento.
- Certificado de segurança.
- Comprovante de recolhimento de contribuição sindical do exercício atual (GRCS).
- Documento em forma de certidão negativa – que pode ser FGTS, INSS, impostos municipais, estaduais e federais.
Busque conhecer a empresa antes de fechar negócio
Além de entender a situação legal da empresa cogitada, conheça bem os serviços prestados por ela antes de fechar negócio. O serviço de vigilância requer profissionais qualificados para o cargo, que saibam como lidar com momentos de tensão. Por isso, é importante saber mais sobre os prestadores.
Busque detalhes sobre os serviços oferecidos. Veja também quais são os protocolos da equipe nas mais diversas situações que podem ocorrer nesse setor. Verifique se as informações oferecidas estão de acordo com o que o seu empreendimento está buscando e se suprem suas necessidades.
Faça uma pesquisa de mercado
Nunca feche negócio com a primeira empresa que você encontrar no ramo. Analise alguns empreendimentos que oferecem serviço de vigilância e compare as informações oferecidas por eles. Escolha aqueles que proporcionam modalidades que se encaixem nas necessidades do seu negócio ou condomínio.
O segundo ponto é verificar a experiência dos clientes que já contrataram a empresa em questão. Busque informações dessas pessoas e descubra o grau de satisfação. Veja qual empresa apresenta as melhores referências e se mostra mais fiel no cumprimento da sua promessa.
Analise as suas ferramentas tecnológicas
Optar por empresas que empreguem ferramentas tecnológicas pode aumentar muito os benefícios relacionados à segurança. Câmeras, cercas elétricas, alarmes, sensores, monitoramento, entre outros instrumentos – esses recursos inibem a ação de criminosos e ajudam na identificação do sujeito quando o delito chega a acontecer.
O mercado está cheio de opções tecnológicas, e o serviço de vigilância sempre será melhor quando utiliza esses mecanismos. Por isso, o ideal é sempre escolher uma empresa que adote esse tipo de equipamento – mesmo que o investimento seja maior do que o solicitado por outras companhias.
Avalie os preços
Ao optar por uma empresa de serviço de vigilância, olhar apenas para o preço pode não ser a melhor opção. Por isso, antes de contratar esse serviço, compare os valores encontrados no mercado. Se o produto estiver muito acima do praticado pela maioria, pode não ser vantajoso; mas, se estiver muito abaixo, é bom desconfiar.
A empresa pode até estar em dia com as suas questões legais. Contudo, se ela cobrar um valor muito baixo, podem existir problemas com os funcionários. Pode se tratar, por exemplo, de uma equipe inexperiente e que não possui as qualificações necessárias. Nesses casos, o barato sairá caro, trazendo incômodos no futuro.
Diante de todas essas informações, podemos concluir que uma empresa de serviço de vigilância é fundamental. Essa proteção precisa ser contratada por todos os empreendimentos, de qualquer porte.
Mas, antes de fechar negócio, avalie a qualidade da empresa que está contratando. A Minister atua no mercado de segurança com profissionais qualificados, alta tecnologia e experiência comprovada.
Entre em contato com a nossa equipe! Entenda por que a Minister é a melhor opção quando se trata de serviço de vigilância.