O aumento da criminalidade no mundo e principalmente no país onde vivemos também faz aumentar a preocupação com a segurança. Com isso, amplia-se a procura por circuitos fechados de televisão, o CFTV, para empresas, condomínios e residências. Mas você deve estar se perguntando: “O que é CFTV?”. Confira o artigo a seguir e esclareça todas as suas dúvidas.
O que é CFTV?
Um profissional que trabalha na área de segurança precisa conhecer muito bem essa tecnologia. Trata-se de um sistema que oferece muitos benefícios para os clientes.
A procura por CFTV aumentou exponencialmente nos últimos tempos. Isso porque ele garante qualidade e segurança para quem contrata. Aliás, a escolha desse sistema é uma decisão muito inteligente, pois agrega muito ao serviço de segurança monitorada.
Quanto ao que é o CFTV, vamos esclarecer a seguir. O Circuito Fechado de Televisão é uma tecnologia baseada em monitoramento de ambientes feito por câmeras analógicas ou digitais. Em inglês, é bastante conhecido também como CCTV, que nada mais é do que Closed Circuit Television.
Trata-se de um conjunto de equipamentos ligados a uma central. Eles oferecem o serviço de segurança por meio de imagens transmitidas a um monitor. O controle de acesso e o monitoramento podem ser feitos todos pelo sistema de câmeras.
Para entender melhor o que é CFTV: em poucas palavras, são câmeras colocadas em pontos estratégicos dos ambientes que precisam ser monitorados. No entanto, além dos dispositivos utilizados, é importante ter uma operação de vigilância, que complementa o serviço.
O sistema é utilizado para prevenir a criminalidade e identificar infratores. É útil para impedir ações de vandalismo ou qualquer outro crime cometido contra o patrimônio. Trata-se de uma importante aliada no combate à violência.
Como funciona o CFTV?
Agora que você já sabe o que é CFTV, é fundamental entender também como funciona. Aliás, o sistema opera de forma bem simples. As imagens são coletadas pelas câmeras e enviadas para a tela das TVs que ficam disponíveis na central de monitoramento.
A transmissão dos vídeos é feita por equipamentos como DVR, NVR ou HVR. Isso permite que seja feita apenas a exibição ou a gravação, que varia de acordo com o tipo de configuração escolhida.
O sistema precisa estar ligado a uma fonte de alimentação para garantir que funcione adequadamente. O dimensionamento é feito para a câmera, os conectores, os cabos de vídeo – o que garante a qualidade do conector e a capacidade do sinal. Dessa forma, um gravador digital e um nobreak são essenciais para o correto funcionamento do sistema de CFTV.
Tudo é feito em tempo real. As imagens podem ser enviadas e transmitidas para uma ou mais TVs, além de smartphones ou tablets, conforme cada necessidade. As lentes que captam essas imagens são de alta resolução e em 360°. Elas garantem uma visão bem ampla de todo o ambiente monitorado.
Principais tipos de CFTV
Existem dois tipos de CFTV: analógico e digital (IP).
O analógico é o mais comum no mercado, devido ao menor custo. Seu objetivo é armazenar imagens capturadas por câmeras analógicas. Os dispositivos são conectados às câmeras por cabos coaxiais.
Essas imagens são transmitidas para um gerenciador de imagens. Podem ser armazenadas em fitas magnéticas através de gravadores de vídeos conhecidos como time-lapse.
O sistema digital oferece um leque de possibilidades. É bem mais ágil, flexível e simples de administrar, se comparado com o sistema analógico. As imagens são em alta definição, e a transmissão de dados de voz e de vídeo é feita através da rede.
Além disso, podem ser integrados com outras aplicações. E tudo é acessado facilmente por sistemas remotos, como monitores HD, Full HD, 4K ou smartphones e tablets.
Atualmente, grande parte dos sistemas de CFTV é híbrida. Esses sistemas utilizam câmeras analógicas e gravação digital, trazendo melhor custo-benefício. Além disso, agregam muito mais qualidade ao sistema de segurança. E são também uma ferramenta indispensável no controle e na administração de todo o serviço prestado.
Conseguiu entender o que é CFTV? Aproveite e solicite um orçamento do serviço com a Minister.