Por que a vigilância eletrônica residencial inibe tanto a criminalidade?

Pesquisar
Fique atualizado!
E receba em primeira mão todas as novidades do nosso blog.
Facebook

O Brasil é um país com altos índices de criminalidade em algumas regiões, sejam comerciais ou residenciais. E apostar num projeto de vigilância eletrônica residencial é um fator essencial na hora de inibir ou mitigar possíveis riscos ao patrimônio e aos moradores. 

Diversos equipamentos tecnológicos podem se integrar para oferecer a melhor solução possível e promover a segurança e tranquilidade que um ambiente residencial necessita. 

Quer saber mais sobre como a vigilância eletrônica residencial contribui para inibir a criminalidade? Continue acompanhando a nossa publicação! 

O que é a vigilância eletrônica residencial?

Este tipo de aplicação da vigilância eletrônica tem como foco principal trazer uma sensação maior de segurança num ambiente residencial. Num país como o Brasil, é comum que em alguns locais o ambiente necessite de alguma opção a mais para combater a criminalidade. 

Um serviço de vigilância eletrônica pode ser utilizado tanto em residências quanto em condomínios e podem se integrar a outros sistemas já existentes. Outro ponto importante é a capacidade de expansão deste tipo de aplicação, sendo uma opção interessante na maioria dos cenários. 

Um determinado sistema de vigilância eletrônica residencial pode contar com algumas diferentes formas de aplicação, como:

  • Câmeras de vigilâncias que podem capturar e detectar movimentos;
  • Luzes de emergência ou segurança que se ativam por movimento;
  • Alarmes e sensores para detecção destes movimentos;
  • Cercas elétricas;
  • Controle de acesso no perímetro;
  • E até um serviço de vigilância externa. 

O crescimento do setor no país

A área de segurança eletrônica como um todo tem crescido bastante no país com o aumento dos índices de criminalidade. Por isso, o uso destes sistemas tem se tornado mais comum pela sua expansão e alta disponibilidades da tecnologia. 

Alguns fatores podem influenciar para a adoção deste tipo de solução, como a necessidade de segurança no local e a disponibilidade para o investimento. Outro ponto importante é a preocupação com a proteção da família e a sensação de bem estar em todos os momentos. 

Por que a vigilância eletrônica residencial inibe a criminalidade? 

Um sistema de vigilância eletrônica residencial tem como principal objetivo inibir a criminalidade. Mas além de apenas instalar os equipamentos, é importante saber como e por que esse tipo de ação inibe a criminalidade. 

Diferentes opções de equipamentos podem inclusive ser integrados num projeto em conjunto para obter mais cobertura. E funcionar inclusive com serviços de outros parceiros para melhorar ainda mais a segurança da sua família. 

O tratamento e análise das imagens

Só o fato de ter uma câmera instalada para ter imagens do exterior da residência não é o fator que irá inibir a criminalidade. Uma análise e tratamento destas imagens captadas por uma central de monitoramento pode ser uma ótima opção. 

Outro ponto importante é o cuidado com o armazenamento das imagens para evitar qualquer acesso não autorizado ou até a sua destruição. 

Vigilância e monitoramento do local

Como o próprio nome já diz, o serviço de vigilância eletrônica faz com que sempre algo ou alguém esteja atento ao que acontece no local. E a tecnologia é uma ótima aliada neste sentido. 

Um ótimo exemplo é a utilização de um alarme de movimento integrado com uma câmera e uma forte luz. Caso haja qualquer movimento como uma pessoa tentando pular o muro da casa, uma série de ações são tomadas, como:

 

  • O sensor detecta o movimento e dispara um alerta para central de monitoramento e aciona a luz;
  • A câmera pode ficar ligada 24 horas ou ser acionada em conjunto com a luz;
  • Isso torna o ambiente melhor iluminado e a causa do movimento é determinada;
  • Caso seja necessário, a autoridade local deve ser contactada;
  • As imagens são salvas para posterior análise.

A criminalidade é inibida pelo exercício da vigilância e do monitoramento do ambiente e da sua residência. E uma ótima forma de garantir a tranquilidade da sua família é buscando um parceiro de qualidade para o seu sistema de segurança. 

Saiba mais!

Um bom sistema de vigilância residencial é o fator principal para inibir a criminalidade da sua região. Vale salientar que este tipo de adoção deve ser realizado por uma empresa de qualidade, com os equipamentos corretos ao local. 

Um bom projeto de segurança residencial depende também de bons parceiros. Entre em contato conosco e saiba mais! 

 

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Últimas Notícias