A segurança remota é o controle eletrônico do acesso de pessoas e veículos a um determinado local – como condomínio, indústria, escritório ou empresa. Com o sistema, é possível monitorar e liberar a entrada e a saída em tempo integral. Ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana. As vantagens da segurança remota são inúmeras, porém muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre sua importância.
Como funciona?
Essa solução trabalha com um conjunto de equipamentos de ponta, de alta tecnologia. Eles visam a automatização e a substituição da presença física de um porteiro no local de acesso. Tudo é feito a distância por um funcionário da empresa de segurança, que gere toda a segurança do condomínio ou da empresa em questão.
Além disso, atendentes especializados, em rondas preventivas, monitoram os alarmes e fazem atendimento nos locais monitorados.
Vantagens da segurança remota
Praticidade e segurança são apenas duas das vantagens que o sistema de segurança remota oferece a uma empresa ou a um condomínio. No entanto, seus benefícios são os mais variados. Confira mais alguns abaixo.
Controle total e remoto do acesso
Entre as principais vantagens da segurança remota está o controle total do acesso. Por meio de alarmes e câmeras, profissionais capacitados fazem o serviço de monitoramento. Também efetuam o controle da entrada e da saída de visitantes ou de moradores dos locais.
Além disso, toda a equipe está preparada e treinada para prestar atendimento de forma rápida e eficaz. Isso é válido para qualquer ocorrência com suspeita de invasão, roubos ou tentativas de assalto.
Garantia de segurança
A tecnologia permite uma variedade ampla de serviços. Entre as vantagens da segurança remota está a tranquilidade de saber que seu patrimônio está protegido. Na central de monitoramento, medidas padrão são adotadas para quem entra ou sai de condomínios ou empresas contratantes.
Além disso, o acesso à segurança remota não está restrito somente aos profissionais envolvidos no serviço. O contratante também possui o aplicativo e consegue verificar todas as câmeras instaladas. Além disso, pode autorizar também os visitantes diretamente do smartphone.
Eliminação de fraudes e diminuição de erros
É muito comum ocorrerem falhas humanas em um sistema de segurança. No entanto, com a automatização, a grande vantagem da segurança remota é que esse problema é descartado.
Nesse caso, o operador do sistema não tem contato direto com o visitante. Além disso, somente quem tem autorização consegue entrar no local. Outro benefício aparece no caso de falta de energia elétrica: os serviços da portaria remota não são interrompidos, pois funcionam com geradores de energia.
Economia nos custos com pessoal e na taxa condominial
Uma das maiores despesas de um condomínio é com a folha de pagamento dos funcionários que cuidam da segurança e da limpeza. Com isso, entre as vantagens da segurança remota, podemos citar a economia gerada.
Essa economia pode ser de até 50% em relação aos custos para manter uma equipe presencial na portaria. Dessa maneira, os recursos podem ser realocados para outras áreas e inclusive proporcionar mais valorização do imóvel.
Ronda noturna motorizada e virtual
Com a segurança remota, profissionais treinados executam rondas preventivas e atendimentos nos locais monitorados para verificar qualquer ação suspeita. Com isso, há ainda menos chances de acontecer algum furto, invasão e assalto ao patrimônio.
Além disso, a ronda virtual por câmeras também é feita da central de monitoramento. Os profissionais ficam sempre atentos a qualquer movimentação que possa ser detectada pelas câmeras.
Sistema de segurança por biometria, tag e senha
Há, ainda, outra vantagem da segurança remota, uma que oferece bastante praticidade e autonomia para moradores e visitantes. É o uso de biometria, tag ou senha para os locais. Essa é uma maneira super prática de oferecer segurança a todos. E não é necessário depender de um porteiro para liberar o acesso de quem tem permissão para entrar.
Plano de ação para cada ocorrência
Considere uma abordagem durante uma ocorrência de suspeita de invasão, roubo ou assalto. É necessário ter uma estratégia para não cometer erros, certo? Afinal, de que adianta ter um sistema completo de segurança e não conseguir solucionar corretamente o problema?
Por isso, os profissionais são treinados para cuidar das situações. Utilizam estratégias pensadas juntamente com o cliente em um plano de ação. Assim, agem de acordo com ela em cada evento específico que venha a ocorrer.
Gostou deste artigo? Não há dúvidas de que investir em segurança remota é uma ótima alternativa para empresas ou famílias que desejam mais segurança. Se você quer dar o primeiro passo para ter mais tranquilidade, entre em contato com a Minister e solicite um orçamento.