Certamente, uma das preocupações de quem busca morar em condomínio é a segurança. Assim, ter um serviço de vigilância para condomínios é a melhor forma de garantir que os moradores fiquem fora de perigo.
O mesmo acontece com os condomínios comerciais. Hoje em dia, infelizmente, a criminalidade está em todos os lugares, especialmente nos grandes centros urbanos. Por isso, o quesito segurança não pode ser negligenciado ou esquecido.
Você é síndico ou gestor de um condomínio e quer saber mais sobre o serviço de vigilância? Leia o artigo até o final e confira todas as informações.
O que é e como funciona o serviço de vigilância para condomínios?
O serviço de vigilância para condomínios é um trabalho feito por profissionais especializados. Tem como principal objetivo a proteção das pessoas e dos bens imóveis.
Esse tipo de serviço conta com a ajuda de recursos tecnológicos. A qualidade dos equipamentos evolui ao longo dos anos, tornando os processos para garantir a segurança cada vez mais eficientes.
Pelo aumento da criminalidade, é fundamental que o serviço de vigilância em condomínios seja feito por profissionais capacitados e treinados. Isso assegura o bom funcionamento das ações de monitoramento.
O serviço de vigilância para condomínios promove ainda a segurança em amplo aspecto. Assim, diminui muito os riscos de perdas e danos em casos de roubos e invasões.
Existem dois tipos de serviço de vigilância para condomínios: a vigilância armada e a desarmada.
- Vigilância armada: é uma atividade especializada que compreende o uso de armas. Ademais, envolve monitoramento de imagens, controle de acesso, prevenção a roubos, vigilância ostensiva, ronda e supervisão 24 horas por dia.
- Vigilância desarmada: também pode atender às necessidades acima citadas, porém sem o uso de armas de fogo.
Para entender qual é a mais adequada para o condomínio, o ideal é pedir um diagnóstico para a empresa contratada. Esta poderá observar as reais necessidades de cada cliente.
De toda forma, é de suma importância contratar uma empresa idônea, que conta com profissionais especializados e treinados em segurança. Assim, o trabalho é feito de forma efetiva e afasta pessoas mal-intencionadas.
O prestador de serviço precisa ter experiência e credibilidade no mercado, a fim de evitar transtornos no decorrer das atividades.
Vale a pena contratar o serviço de vigilância para condomínios?
Sem dúvida, vale a pena contratar o serviço de vigilância para condomínios e garantir a segurança de pessoas e patrimônio. Quando falamos de condomínios comerciais, o serviço também é extremamente importante. Ele protege funcionários, visitantes e locais de trabalho.
Esse é um tipo de profissional muito útil no dia a dia dos condôminos. Um vigilante realmente capacitado nunca poderá ser substituído plenamente por equipamentos de segurança. Um porteiro eletrônico, por exemplo, pode parar de funcionar e deixar o condomínio vulnerável.
Vamos falar agora de todos os benefícios de contar com o serviço de vigilância para condomínios 24 horas por dia.
Segurança
É parte do trabalho de um vigilante monitorar as câmeras instaladas no condomínio – tanto na área externa, perto da portaria, quanto dentro do prédio. Também é uma atividade desse profissional fazer o controle de entrada e saída de prestadores de serviços.
Além disso, o vigilante auxiliará no reconhecimento de pessoas. Quando suspeitar de alguma conduta, vai interfonar para os moradores e checar informações. Portanto, não há dúvida de que a segurança de todos e do patrimônio é a principal vantagem de contratar o serviço.
Conforto
Certamente, o serviço de vigilância para condomínio colabora para a qualidade de vida e a comodidade dos moradores.
É bastante comum que esses profissionais façam o recebimento de encomendas. Além disso, agilizam a entrada de pessoas que precisam ingressar nas dependências do condomínio, evitando que fiquem expostas a riscos.
Assessoramento
Outra grande vantagem de ter um vigilante no condomínio é a ponte que este faz entre síndico e demais moradores. Esse contato oportuniza soluções rápidas para problemas corriqueiros.
Muitas vezes, elimina a necessidade de esperar pela intervenção do síndico. Afinal, ele pode não estar disponível no exato momento em que surgem algumas demandas.
O que é preciso fazer para contratar o serviço de vigilância para condomínios?
Apesar dos inúmeros benefícios, é preciso tomar alguns cuidados no momento de contratar o serviço. Para quem vai terceirizar o trabalho, ter cautela com a empresa contratada é fundamental.
Antes de fechar um contrato para o condomínio, a contratada precisa comprovar sua legalidade com alguns documentos:
- Certificados de segurança.
- Autorização de funcionamento.
- Carteira Nacional de Vigilante.
Esses são os principais documentos que a empresa precisa apresentar anualmente. Mas ainda é possível solicitar outros, como comprovantes de pagamento dos salários e dos direitos dos funcionários.
Conclusão
Pelo nosso artigo, você pôde perceber o quanto é fundamental ter um serviço de vigilância para condomínios. Para usufruir do melhor desse serviço, terceirizar o trabalho com uma empresa idônea é a solução mais adequada.
Assim, você pode contar com profissionais treinados regularmente, e, portanto, extremamente qualificados para desempenhar a função de vigilante. Além disso, a empresa prestadora é a responsável por questões trabalhistas, controle de faltas e substituição de pessoal.
Agora você já sabe que vale a pena contratar um serviço de vigilância para condomínios, certo? Então acesse o site e solicite um orçamento com a Minister. Contamos com profissionais qualificados, alta tecnologia e experiência comprovada.