Em tempos de coronavírus, inúmeras dúvidas surgem sobre como proteger a si mesmo e a sua família do contágio. Manter todos os ambientes da casa limpos é tão fundamental quanto reforçar os hábitos pessoais de higiene. Ainda mais durante o período da pandemia, em que as pessoas estão mais expostas. Por isso, separamos algumas dicas para manter a casa limpa e desinfetada.
Dicas para manter a casa limpa
Manter a casa limpa com 100% de segurança é algo praticamente impossível. A rotina dos moradores influencia muito na higiene do local. Os hábitos e a frequência com que saem de casa podem deixar o ambiente e as superfícies mais expostos ao vírus.
Por isso, algumas dicas para manter a casa limpa devem ser aplicadas no seu dia a dia. Aliás, o vírus é um microrganismo que permanece vivo em ambientes e superfícies por até 72 horas. São necessários cuidados constantes para eliminá-lo.
Sapatos sempre limpos
Uma das dicas para manter a casa limpa é começar a desinfecção ao chegar. Os sapatos devem estar sempre limpos e higienizados de forma correta para não levarem o vírus para dentro da residência. O ideal é ter pelo menos uma opção de calçado para usar na rua e outra ao entrar em casa.
Um tapete sanitizante também pode fazer toda a diferença. Esse item, bem simples de se fazer, é capaz de reduzir mais de 90% dos agentes contaminantes presentes na sola dos calçados. Basta aplicar uma mistura higienizadora no tapete – contendo 1 litro de água e 3 colheres de água sanitária – e passar os calçados sobre ela.
Aumente a frequência das faxinas
Uma boa faxina é altamente eficaz contra o coronavírus. Outra das dicas para manter a casa limpa é utilizar água sanitária e desinfetante em todos os cômodos. Assim, você pode lavar chão, paredes, pias, cubas e o que mais for necessário para eliminar vírus e bactérias das superfícies. Os locais também devem ser mantidos sempre bem arejados e ventilados.
Limpe constantemente os objetos
Essa é a terceira das dicas para manter a casa limpa, e uma das mais importantes. Existem vários objetos em casa que são manuseados constantemente. Por exemplo:
- Controles remotos.
- Maçanetas.
- Interruptores de luz.
- Corrimãos.
- Celulares.
É fundamental que eles sejam limpos com álcool 70% para que o vírus seja totalmente eliminado.
Lave as mãos com frequência
Lavar as mãos com frequência também é uma das dicas para manter a casa limpa. Imagine que suas mãos estejam infectadas com o vírus e você entre em casa sem higienizá-las, tocando nos objetos. Certamente, outras pessoas que os tocarem também serão contaminadas.
Por isso, é muito importante manter suas mãos sempre limpas. Lave-as até a altura dos punhos com água e sabão ou passe nelas álcool em gel 70%.
Higienize sacolas e compras
No supermercado, há uma grande circulação de pessoas, e a maioria toca nos produtos que estão nas prateleiras. Dessa forma, há muita facilidade de o vírus se propagar através deles.
Por isso, uma das dicas para manter a casa limpa é higienizar todas as sacolas e mercadorias. Utilize água e sabão ou um pano umedecido com álcool 70%.
Frutas e verduras podem ser deixadas de molho em uma bacia com água e hipoclorito de sódio por 10 minutos. Em seguida é só lavar em água corrente e guardá-los.
Se você é adepto de delivery, é importante higienizar a embalagem ao receber a refeição e antes de abrir também.
Qual a frequência da higienização?
A frequência com que a higienização deve ser feita vai depender muito do que você pretende limpar. Por exemplo, os banheiros devem ser limpos diariamente, pois nele há uma circulação maior de pessoas. Isso aumenta as chances de o vírus se manter no local.
Da mesma maneira, outra das dicas para manter a casa limpa é a seguinte: os pisos também devem ser higienizados todos os dias. Se possível, limpe-os de manhã e ao final do dia, para garantir uma segurança ainda maior contra o vírus.
Objetos como controles remotos, maçanetas e corrimãos são muito tocados. Assim, a limpeza deve ser constante, ou seja, várias vezes ao dia.
Limpeza de condomínios
Os condomínios são locais que possuem grande circulação de pessoas. Por isso, precisam ter uma atenção redobrada com a limpeza, principalmente devido à covid-19. Essa ação é fundamental na prevenção da doença. O ideal é utilizar produtos adequados e contratar profissionais capacitados que sigam os protocolos de segurança.
A possibilidade de existir o foco do vírus em portarias, hall de entrada, elevadores, garagens e corredores é muito grande. Assim, contratar um serviço de desinfecção de ambientes e profissionais que atuem diretamente no combate ao vírus é a melhor solução.
A Minister oferece diversos tipos de higienização, desinfecção e termonebulização como formas de prevenir o contágio do coronavírus. Aproveite para saber mais e solicite seu orçamento conosco.