Um condomínio residencial demanda diversos cuidados para que tudo se adeque às necessidades dos moradores, não é mesmo? Contar com a terceirização nos serviços de condomínio é uma das melhores maneiras de garantir limpeza, organização e segurança para todos. Isso inclui, entre outras atividades:
- portaria;
- jardinagem;
- sanitização;
- vigilância armada;
- rondista;
- serviços gerais.
Aliás, as opções da terceirização nos serviços de condomínio são as mais variadas. No entanto, é fundamental saber como ela funciona ao contratar os melhores profissionais do mercado para executar a tarefa. Continue no artigo e saiba tudo a respeito!
Onde a terceirização nos serviços de condomínio está presente?
Antigamente, não era permitido contratar pessoas que prestassem serviços terceirizados em uma empresa. No entanto, em 2017, entrou em vigor a chamada Lei da Terceirização. Desde então, a gestão condominial passou a ter total liberdade para fazer a terceirização nos serviços de condomínio.
Com isso, os administradores podem contratar profissionais para qualquer atividade a ser realizada. Entre as soluções mais utilizadas de terceirização em condomínios estão as de:
- limpeza e jardinagem;
- segurança;
- manutenção predial;
- controle de pragas;
- suporte administrativo.
Como funciona a terceirização em condomínios?
A terceirização nos serviços de condomínio funciona da seguinte forma: em vez de contratar funcionários diretos para trabalhar no condomínio, uma empresa prestará o serviço. Ela ficará responsável por fazer a gestão, a contratação, o treinamento e o pagamento desses profissionais. Ou seja, o condomínio passa a ser uma empresa contratando outra – recebe os serviços dos funcionários, mas não é legalmente responsável por eles.
Veja quais são as responsabilidades da empresa contratada:
- Selecionar e oferecer colaboradores dentro do perfil de cada função designada pelo condomínio.
- Repor funcionários que precisem se ausentar, evitando que o local fique sem alguém para executar aquela função.
- Planejar a escala de trabalho de forma eficaz e econômica, de acordo com as necessidades do condomínio.
- Treinar constantemente os funcionários e torná-los aptos para realizar cada atribuição.
- Fornecer todos os equipamentos de trabalho necessários para a execução de cada tarefa.
- Cumprir o contrato com o condomínio.
- Direcionar os funcionários e dar feedbacks periódicos.
- Retirar dos postos de trabalho funcionários com feedbacks negativos e substituí-los por outros bem instruídos.
Vantagens de terceirizar os serviços
Contratar uma empresa para terceirização nos serviços de condomínio precisa ser cuidadosamente avaliado por quem está à frente da administração. Principalmente porque são diversas atividades que envolvem o bem-estar e a segurança de todos os residentes do local.
No entanto, com o serviço feito por outra empresa, o síndico consegue dar atenção às questões mais importantes. A terceirizada é quem cuida da gestão e da contratação dos funcionários e dos serviços necessários. Confira mais algumas vantagens da terceirização nos serviços de condomínio.
Funcionários mais capacitados
Os síndicos possuem muitas demandas no dia a dia e não conseguem disponibilizar o tempo necessário para realizar tantas tarefas. Nesse sentido, como ficam o treinamento, a qualificação e a reciclagem de profissionais que executam todos os serviços internos?
No caso da terceirização nos serviços de condomínio, acabam ficando sob responsabilidade da empresa contratada. Desse modo, as atividades são executadas com mais qualidade e agilidade.
Maior controle de despesas
Contratar funcionários diretos é algo que gera muito custo para um condomínio. Além disso, encargos e direitos de um funcionário com carteira assinada também acabam saindo caro. Sem contar que existem diversos gastos variáveis com um colaborador CLT.
Por isso, ao terceirizar os serviços através de uma empresa, as despesas acabam sendo sempre as mesmas. É algo que já está em contrato, valores pagos em mensalidades fixas.
Cuidados 24h
Alguns serviços, como vigilância e portaria, podem ser contratados para operar 24 horas por dia. A automação da portaria, por exemplo, nos serviços terceirizados, dá a opção de 24 horas de cuidado. Isso abre a possibilidade de diminuir o custo e a burocracia e ainda garantir a segurança dos condôminos.
O que analisar na hora de escolher a empresa?
Ao escolher serviços terceirizados em condomínios, a primeira etapa é fazer uma boa pesquisa e estudar as possíveis escolhas. Depois, tenha atenção ao contrato: ele deve descrever minuciosamente serviços e cláusulas e deixar muito claras as obrigações de cada parte.
Em relação aos preços: como em qualquer outro serviço, desconfie de valores muito abaixo da média do mercado. Também é importante se certificar de que a empresa paga pelo menos o piso da categoria aos funcionários. Se possível, exija da contratada o seguro contra acidentes de trabalho, invalidez e morte para seus funcionários.
Conheça a Minister
A Minister é uma empresa especialista em serviços de desinfecção e sanitização, monitoramento de alarmes, acesso remoto, vigilância e muito mais. Ela atende indústrias, organizações e pessoas físicas. Solicite um orçamento e garanta os melhores serviços!