A alta no índice de criminalidade faz com que a procura por equipamentos de segurança também aumente. Os investimentos são dos mais variados: de placas de “cão bravo” até instalação de grades em janelas e portas; de portões eletrônicos a sistemas de alarme monitorado. Tudo isso para inibir a ação de criminosos em residências e estabelecimentos comerciais.
Esse tipo de sistema de segurança está entre os mais eficientes. De acordo com a ABESE, 94% das tentativas de roubo em locais com sistemas de alarme monitorado fracassam. Em estabelecimentos que não contam com esse tipo de equipamento, o número de bens roubados é 10 vezes maior.
Quer saber mais sobre como funciona esse tipo de serviço? Confira o artigo e fique por dentro de tudo!
O que é sistema de alarme monitorado?
O conjunto de equipamentos utilizados para garantir a segurança de um determinado local é chamado de sistema de alarme monitorado. Basicamente, é composto por:
- painel de alarme: responsável pela centralização das informações de todo o sistema de segurança;
- sensores: instalados em áreas internas e externas, servem para detectar as movimentações do local.
- alarmes: ligados aos sensores, são acionados quando algum movimento é detectado.
Outros equipamentos também podem ser utilizados, como câmeras de segurança, botão de pânico etc. O serviço é capaz de detectar qualquer situação de perigo – por exemplo, incêndios, acessos não autorizados, vandalismo, entre outros.
Como funciona o alarme monitorado?
O sistema de alarme monitorado é uma das formas mais eficientes e econômicas de garantir a segurança de um local. O serviço funciona por meio do registro e do envio de sinais para uma central de monitoramento. Isso acontece através do acionamento manual ou por sensores instalados nos pontos de risco ou de vulnerabilidade.
A central de monitoramento comanda e interage de forma sinérgica, ou seja, em conjunto com o sistema de alarme. Dessa forma, a equipe consegue monitorar as atividades e gerar relatórios. Todo o controle é feito utilizando-se softwares e receptores de alta tecnologia para captar e transmitir os dados.
As informações são transmitidas para a central da seguinte maneira:
- Telefone: através de uma linha telefônica instalada na residência ocorre a comunicação.
- GPRS: nesse caso, por meio de um chip de celular, o módulo GPRS se conecta com o software. Ele utiliza a rede de uma operadora de celular para se comunicar com a empresa de monitoramento.
- Internet: trata-se de uma comunicação secundária, para o caso de haver alguma falha na linha telefônica. Dessa forma, o sinal de internet se comunica com a central de monitoramento, transmitindo as ocorrências detectadas pelos sensores.
Vantagens de contar com um serviço de alarme monitorado
Você ainda está em dúvida sobre o sistema? Listamos abaixo algumas vantagens de investir nesse tipo de segurança para sua casa ou seu estabelecimento comercial. Confira!
Praticidade e flexibilidade
A praticidade e a flexibilidade são alguns dos benefícios de um sistema de alarme monitorado. Os equipamentos podem ser acessados por aplicativos, de qualquer lugar, em qualquer horário.
Você consegue configurar notificações e acompanhar a rotina e o fluxo de entrada e de saída dos locais. Além disso, é possível ter acesso a um histórico de registros e à opção de ativar e desativar o sistema pelo próprio celular.
Segurança
Obviamente, a segurança é o principal benefício do alarme monitorado. Com os equipamentos, é possível detectar a presença de possíveis invasores. Além disso, o sistema acaba inibindo a ação desses criminosos.
Isso se dá justamente pelo fato de sensores, alarmes e até placas de identificação serem perceptíveis no local monitorado. Dessa forma, as pessoas mal-intencionadas acabam evitando esses ambientes, o que garante mais segurança.
Monitoramento 24h por dia
O alarme monitorado pode permanecer ligado, perceptível aos invasores, 24 horas por dia. Além disso, os equipamentos enviam rapidamente as notificações sobre as ocorrências, para que as providências adequadas sejam tomadas. Dessa maneira, é possível evitar maiores prejuízos.
Atendimento
Com um serviço de alarme monitorado, você conta com atendimento especializado. Os técnicos estão aptos a fazer o atendimento e a manutenção dos equipamentos de forma totalmente remota. Com isso, os clientes têm menos interrupções no monitoramento.
Flexibilidade
A flexibilidade é uma das vantagens de contar com esse tipo de solução. Isso porque o equipamento funciona com tecnologia de ponta, que permite adaptações, caso haja necessidade.
Quer saber como contratar o sistema de alarme monitorado? Entre em contato conosco e solicite um orçamento.