Controle de acesso ou portaria remota: o que é mais vantajoso?

Pesquisar
Fique atualizado!
E receba em primeira mão todas as novidades do nosso blog.
Facebook

Controle de acesso ou portaria remota? Essa é uma dúvida que abrange a maioria dos prédios, condomínios, empresas e ambientes controlados. Para escolher corretamente, é importante saber entender as características de cada local, pesando as vantagens e desvantagens.

Em tempos de crise, é importante estarmos atentos. Instituições da área de segurança vêm alertando para golpes aplicados durante a pandemia. Por exemplo, grupos criminosos tentam se passar por agentes da prefeitura ou de hospitais, oferecendo testes de detecção de coronavírus.

Assim, a decisão sobre qual é mais vantajoso depende de alguns fatores, inclusive o número de usuários que acessam o espaço. O investimento e o projeto de segurança são outros dois pontos relevantes e que devem ser levados em consideração.

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba qual é mais vantajoso!

O controle de acesso

Proteger o patrimônio ou o local de trabalho é uma das principais razões para se adotar o controle de acesso. Conhecer, registrar e controlar a entrada e saída de pessoas num ambiente é uma importante ação de segurança.

O controle de acesso tem essa característica. Um dos seus benefícios é padronizar a forma como esse acesso será realizado. É possível aplicar soluções antigas, como um livro de registro, por exemplo. Da mesma forma, soluções mais novas e melhores, como equipamentos eletrônicos, já realizam esse procedimento.

Mais vantagens

Além de acompanhar e registrar o fluxo de pessoas em determinado ambiente, o controle de acesso tem outras vantagens. A redução de custos operacionais com segurança é uma delas, e não significa uma redução nos níveis de segurança.

A dependência de recursos humanos para realizar essa tarefa diminui. Além disso, com as ferramentas eletrônicas, é certo que os protocolos serão seguidos todas as vezes. Soluções tecnológicas facilitam a automatização e o cumprimento dos processos, sem a necessidade de um agente humano no local.

Outro ponto importante para o controle de acesso é a capacidade de adaptação a diversos ambientes. Pode ser realizado por meio de senhas, cartões RFID, biometria e até identificação facial. Assim, de prédios residenciais a comerciais, é possível utilizar essa solução em qualquer ambiente.

E a portaria remota, é mais vantajosa?

A portaria remota é mais uma opção quando se quer realizar o monitoramento em condomínios e edifícios. Seu diferencial é permitir a otimização de recursos, já que esse tipo de controle é realizado diretamente na central remota.

Na portaria remota, não há porteiro. Tudo é realizado a distância por meio de câmeras e demais sistemas de segurança. Sensores e atuadores podem ser combinados para garantir o controle em todos os ambientes do local.

Essa opção oferece uma segurança mais rebuscada para o condomínio, principalmente quando há um número elevado de moradores. E mais: a portaria remota pode significar mais eficiência ao integrar diversos prédios de um mesmo condomínio, por exemplo.

Mais vantagens da portaria remota

Outro ponto importante é a redução de custos operacionais ao utilizar a portaria remota. A portaria remota em condomínios foi um dos elementos que contribuiu para o crescimento do mercado de segurança. E, segundo pesquisa, os fatores que levaram à procura por essa solução incluíram principalmente o corte de gastos.

Essa aplicação vai além do controle de acesso e permite uma integração maior entre o morador o condomínio. Um ótimo exemplo é quando um determinado morador recebe uma visita. Estes são os procedimentos adotados nessa situação:

  • Primeiro, a visita fala por interfone com o porteiro, que não está ali fisicamente.
  • Por meio de câmeras e sensores, esse porteiro trabalha de uma central a distância, operando 24 horas por dia.
  • O porteiro entra em contato com o morador para autorizar ou não o acesso daquele visitante. Pode confirmar a identidade usando biometria, senhas e até QR Code.
  • Depois de autorizada a entrada, ele registra as informações e faz a liberação do visitante.
  • Por fim, pode controlar o acesso do visitante ao bloco específico do morador e monitorar tudo via câmeras e sensores.

Qual é o mais vantajoso?

Essa afirmação depende bastante do ambiente de instalação do sistema de segurança. Outro ponto importante é o número de acessos e a movimentação no local. Tanto o controle de acesso quanto a portaria remota oferecem um ganho expressivo para a segurança. E ambos apostam na tecnologia para que esse ganho esteja ainda integrado à eficiência operacional.

A redução de custos e a otimização dos recursos são fatores essenciais e fazem a diferença na hora da escolha.

O parceiro ideal!

A Minister é o parceiro ideal para realizar esse tipo de serviço. Possui a qualidade e a experiência necessárias e ainda trabalha com ambas as soluções.

Seja com o controle de acesso ou a portaria remota, podemos ajudar você a melhorar a segurança do seu local. Entre em contato conosco e saiba mais!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Últimas Notícias