Névoa ozonizada no combate ao Coronavírus

Pesquisar
Fique atualizado!
E receba em primeira mão todas as novidades do nosso blog.
Facebook

O novo coronavírus tem desafiado a tecnologia e a ciência. Ainda está em andamento a busca por uma cura ou vacina que auxiliem no seu combate. Enquanto soluções definitivas não chegam, novas estratégias e ferramentas vêm sendo adotadas para minimizar sua propagação. Uma alternativa que apresentou resultados positivos foi a névoa ozonizada.

Uma das virologistas mais respeitadas do país, doutora Clarice Arns, realizou testes no laboratório de virologia da Unicamp. Ela afirma que tanto a névoa de ozônio quanto a água ozonizada “apresentaram boa atividade contra o coronavírus”. Confira todos os detalhes sobre esse recurso no artigo abaixo.

 

Névoa ozonizada para desinfecção contra a Covid-19

Recentemente, o Brasil alcançou a marca de 100 mil mortes pela doença, registrando por dia mais de mil vítimas fatais. Um número exorbitante assim causa uma sensação de desesperança. E, considerando a falta de resultados em relação à cura, esse sentimento só se amplia.

Mas várias medidas de proteção vêm sendo aplicadas com sucesso no combate ao coronavírus. Como vimos, a névoa ozonizada se mostrou um potente aliado na desinfecção contra a Covid-19. Os testes trouxeram bons resultados para toda a linhagem do vírus.

Esse recurso é utilizado diretamente em pessoas através de uma câmara ou túnel, e também para desinfetar ambientes inteiros. Podem se beneficiar do método: restaurantes, escolas, academias, entre outros estabelecimentos com grande circulação.

Ainda sobre o estudo, o laudo mostrou que a névoa não apresentou toxicidade, ou seja, sua utilização é segura. E o tempo de contato para eliminar o vírus é baixo. Leva cerca de dez segundos para eliminá-lo por completo de qualquer superfície.

Como a névoa é aplicada?

As pessoas passam por câmaras ou túneis, permanecendo por determinado tempo no interior dos aparelhos. Assim, é possível eliminar 99,9% dos microrganismos. A instalação dos terminais pode ser feita em espaços fechados que não tenham frestas. Por exemplo, em corredores isolados, barreiras sanitárias e até em cabines e contêineres. Tudo vai depender da necessidade e da estrutura disponíveis.

Algumas empresas vêm oferecendo opções, como o túnel inflável. Essa é uma ótima alternativa para quem precisa de flexibilidade em relação aos locais e facilidade na hora da instalação.

Benefícios da névoa ozonizada

Quando falamos sobre ozônio, lembramos que ele compõe nossa atmosfera – especificamente, a camada de ozônio. É o único gás que consegue filtrar a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.

Dessa forma, ele nos protege de diversos riscos causados pela exposição a essa radiação: danos à visão, envelhecimento precoce, câncer de pele, entre outros. Porém, sabemos que o gás puro é altamente prejudicial à saúde. Entre outras coisas, pode causar:

 

  • Dificuldades para respirar.
  • Agravamento de doenças respiratórias, como asma e bronquite.
  • Vulnerabilidade dos pulmões a infecções graves e crônicas.
  • Além da já conhecida doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Então, como podemos usar o ozônio a nosso favor no combate à Covid-19, mas sem prejudicar a nossa saúde? Nas câmaras ou túneis, é utilizada uma água ozonizada totalmente segura. E o melhor de tudo: sem cheiro. Com a tecnologia ultrassônica, esse líquido ozonizado é transformado em gotículas menores, que viram uma espécie de névoa. Daí vem o nome “névoa ozonizada”.

A concentração dessa névoa ozonizada é suficiente para eliminar em poucos segundos todos os microrganismos nas superfícies ali presentes. Seja na pele, nas roupas ou nos sapatos, tudo é eliminado ao ter contato com a mistura. Separamos para você algumas das vantagens de passar pelos túneis. Confira:

  • Apesar de ser feito com água, a névoa não molha os cabelos.
  • Sendo assim, também não molha as roupas ou os calçados.
  • Apesar de ter ozônio em sua fórmula, não irrita os olhos e nem a pele.
  • Apesar de ozônio puro causar problemas, entre eles os respiratórios, nesse caso não temos nenhum desconforto nesse sentido.
  • Sua área de cobertura é ampla e atinge inclusive as fibras presentes em tecidos das roupas.

São inúmeros os benefícios apresentados pela névoa ozonizada. Além de auxiliar no combate ao novo coronavírus, podemos ficar tranquilos em relação à nossa saúde. Enquanto precisamos conviver com a doença, por que não investir em alternativas para sermos protagonistas, refreando o vírus?

Precisamos nos adaptar ao “novo normal”. Afinal, a população tem que continuar com suas rotinas, não é mesmo? E o dia a dia pode ficar ainda mais leve se acrescentamos segurança a ele. São medidas simples como esses túneis que farão a diferença nas estatísticas futuras.

Confira mais dicas como esta acessando nosso blog.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Últimas Notícias