O ano chegou ao fim, e é hora de fazer o planejamento 2021. Ter projetos definidos para sua vida é fundamental para que tudo fique mais tranquilo. Cada ano é um recomeço, não é mesmo? Sabemos que organizar os objetivos da família pode ser um desafio, mas é um desafio necessário.
Com 2020 terminando e 2021 começando, é hora de traçar o plano para o ano que vai se iniciar. Isso é verdadeiro principalmente após uma época cheia de incertezas como foi 2020. Por isso, o primeiro passo é organizar as finanças de todos para traçar os objetivos dos próximos meses.
Sejam elas quais forem eles: viagens, troca de carro, reforma ou aquisição de uma casa, e até mesmo a segurança da família. Todas as metas podem ser incluídas no seu planner. Por isso, nós te ajudamos nessa tarefa com as dicas a seguir. Confira!
Dicas para o planejamento 2021
Fazer um planejamento 2021 pode não ser fácil. Mas, com a ajuda de todos da família, é possível traçar metas a serem cumpridas no decorrer do ano.
Afinal, todos caminham juntos e certamente também dividem sonhos. Quando não existe um planejamento claro, imprevistos podem acontecer e prejudicar as metas definidas. Mas com algumas dicas fica mais fácil ter um planejamento.
Faça uma lista de necessidades e vontades
Pegue uma folha de caderno e anote todas as necessidades e vontades da família. Isso pode ser feito individualmente e discutido em conjunto depois. Liste as prioridades e depois separe o que é apenas uma vontade. Isso ajuda a ter mais clareza do que é importante e precisa ser alcançado com mais rapidez.
Escolhidas as metas, é importante ainda estabelecer um período de tempo para que elas sejam alcançadas. Inclua esse período no seu planejamento 2021.
Levante o orçamento de cada item
Nessa etapa, é importante precificar cada item da lista. Isso ajuda a entender se cada objetivo cabe no orçamento e o que precisa ser feito para alcançá-lo. Esse exercício é fundamental para saber quanto precisa ser poupado para você conseguir atingir as metas.
Determine estratégias para alcançar essas metas
Não adianta ter metas definidas se elas não forem claras e alcançáveis. Por isso, você precisa saber como fazer para chegar lá. Deixar de elaborar uma estratégia para alcançar o objetivo é um erro que todos cometem. Ainda não pensou nisso? Agora você já sabe que é um passo importante e que deve entrar no planejamento 2021.
Implemente o valor mensal a ser poupado
Após ter tudo precificado e as estratégias estarem definidas, é hora de analisar o orçamento familiar. E, assim, incluir o valor que precisa ser poupado para atingir as metas e realizar as escolhas. Alguns pontos devem ser considerados neste item:
- Crie uma reserva de emergência para possíveis imprevistos.
- Priorize o pagamento de dívidas para ganhar os juros, em vez de gastar com eles.
- Faça uma reserva de aposentadoria para que, quando chegar a melhor idade, você não precise se preocupar.
Reveja regularmente os objetivos
Fazer um planejamento para 2021 não quer dizer que ele vai dar certo. Muitos fatores podem influenciar no cumprimento das metas. Um exemplo foi a pandemia que começou em 2019 e ainda está em curso em 2020: todos os planos precisaram ser revistos, e com você não seria diferente.
Por isso, a família deve se reunir periodicamente para analisar o que já foi alcançado. E também para determinar se há possibilidade de alcançar os próximos objetivos. Caso seja necessário, retire alguns itens da lista, inclua outros e dedique-se para que eles se materializem.
Não se esqueça da segurança familiar
Ao fazer o planejamento 2021 não podemos esquecer do que é mais importante em nossas vidas: a família. Saber que estão todos em segurança é um alívio, não é mesmo? Aliás, esse é um dos fatores principais para garantir a qualidade de vida. Ou seja, saber que a família pode estar em perigo afeta sua saúde mental.
Por isso, investir em segurança precisa ser um dos itens do seu planejamento 2021. Mas como garantir a segurança enquanto não estivermos dentro da residência? É aí que entra o monitoramento residencial. Poder viajar tranquilo e ter certeza de que tudo está perfeitamente bem na sua casa não tem preço.
Existem muitos serviços que ajudam nisso. Por exemplo: portaria remota, monitoramento de alarmes, câmeras com transmissão online, entre outros. Seus benefícios são os mais variados:
- Alarmes acionados através de controle ou de forma automática.
- Equipe especializada em segurança, disponível e pronta para atender qualquer emergência.
- Acionamento da polícia, quando necessário.
- Diminuição da criminalidade.
- Identificação de infratores.
- Redução de casos ou de tentativas de invasão.
- Segurança e bem-estar para toda a família.
Quer saber mais sobre como essas soluções funcionam? Entre em contato e solicite orçamento com a Minister.