Em férias ou feriados longos, a preocupação com a casa segura para viagens é grande enquanto a família está fora. Isso muitas vezes acaba interferindo na diversão de todos e vira um incômodo.
No entanto, para que todos consigam aproveitar o passeio sem dores de cabeça, algumas dicas podem ser essenciais. Elas ajudam a manter seu patrimônio em segurança enquanto estiver fora. Confira!
Dicas para uma casa segura para viagens
Antes de fechar as malas e embarcar para o destino escolhido, é importante ficar atento a alguns aspectos. São eles que vão manter sua casa segura para viagens. Fazer um bom checklist com essas dicas antes da viagem pode garantir que tudo esteja no lugar quando você retornar.
Não conte para muitas pessoas
Anunciar para todos que vai ficar muitos dias fora acaba se tornando uma isca. Pessoas mal-intencionadas podem se aproveitar da situação e invadir sua casa. Uma das formas de manter a casa segura para viagens é contar para o mínimo de pessoas possível.
O ideal mesmo é avisar somente os familiares mais próximos e os vizinhos em que você realmente confia. Inclusive, em tempos de redes sociais, é bom evitar publicar em seus perfis que estará viajando. Os ladrões costumam monitorar as redes quando planejam algum roubo específico.
Não deixe luzes acesas
Deixar as luzes acesas o tempo todo pode ser um forte indício de que a casa está sozinha. Isso porque luzes acesas durante o dia chamam a atenção e entregam sua ausência.
Por isso, para deixar sua casa segura para viagens, o indicado é instalar temporizadores. Eles podem ser programados para apagar e acender automaticamente.
Suspenda a entrega de jornais e de revistas
Correspondências acumuladas na porta da residência também são indícios de que a casa está sozinha há alguns dias. Por isso, o recomendado é que as assinaturas de jornais e de revistas sejam suspensas pelo tempo em que você estiver fora. Certamente isso deixará sua casa segura para viagens.
Participe de grupos de apps da sua rua ou do seu bairro
Existem alguns programas de vizinhança solidária, criados pela Polícia Militar, justamente para ajudar a manter o bairro mais seguro. O objetivo do grupo é fazer com que os próprios moradores fiquem atentos a qualquer sinal suspeito na região.
Se morar em prédio, avise à portaria ou ao síndico que ninguém está autorizado a entrar no apartamento durante o período.
Tire eletrônicos das tomadas
Mantenha a casa segura para viagens: lembre-se de remover todos os aparelhos eletrônicos das tomadas. Primeiramente, isso fará com que você economize energia. E também evita contratempos relacionados à falta de energia, a curto-circuitos e a quaisquer outros acidentes.
Feche bem todas as portas e janelas
Antes de sair de casa, certifique-se de que fechou bem todas as portas, as janelas e os portões. Evite também deixar evidências de que a casa está sozinha – como, por exemplo, correntes e cadeados para o lado de fora do portão.
Deixe chaveadas inclusive as portas dos quartos e de outros cômodos internos. Isso dificulta a circulação em caso de invasão à residência. Também mantenha cortinas e persianas bem fechadas para dificultar a visualização dentro da casa.
Desligue a campainha
Se sua residência tiver campainha, não se esqueça de desligá-la. Pessoas mal-intencionadas, em busca de locais para invadir, podem acionar a campainha para se certificar de que a casa está vazia.
Não deixe joias ou dinheiro em casa
Joias e dinheiro são o principal foco dos ladrões ao invadir um local. Por isso, é importante que você retire tudo o que for de alto valor de dentro da residência. Prefira contratar cofres de bancos para deixar seus objetos em segurança.
Contrate um seguro residencial
Um seguro residencial é uma ótima dica para deixar sua casa segura para viagens. Principalmente se você não tiver dispositivos de segurança instalados, como câmeras e alarmes.
Um seguro, além de proteger contra invasões, ainda garante o recebimento de indenização. Ele cobre ocorrências como incêndios, danos elétricos e roubos.
Invista em segurança terceirizada ou em dispositivos
Utilize a tecnologia a seu favor. Adquira equipamentos de segurança eletrônica como alarmes, sensores e câmeras de segurança. Eles permitem que você monitore seu patrimônio e mantenha sua casa segura para viagens. Não se esqueça de testar todos os equipamentos antes de sair.
Outra boa dica é contratar empresas de vigilância eletrônica terceirizadas para fazer o monitoramento da sua residência. Isso vale para suas férias e até mesmo para quando estiver em casa. Afinal, segurança nunca é demais.
Além de aproveitar todas essas dicas para fazer um checklist, você pode solicitar um orçamento de segurança com a Minister. Garanta mais tranquilidade com uma casa segura para viagens. Entre em contato e saiba mais!