Você já imaginou poder substituir a presença física de um porteiro pelo controle de uma central? E que tal controlar entrada e saída de visitantes com câmeras de segurança? Tudo é checado de forma minuciosa para garantir a sua proteção e a da sua família com a portaria remota.
Essa é uma alternativa que vem sendo muito usada. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), a previsão é de 30% de crescimento para o setor em 2020. E isso se dá principalmente pela busca dos brasileiros por qualidade de vida.
É dessa inovação do mercado que vamos falar neste artigo. Continue lendo para saber como funciona e quais são as vantagens da portaria remota!
Afinal, o que é portaria remota?
Basicamente, a portaria remota é a automatização que permite ao condomínio fazer a substituição da presença física de um porteiro. Acontece então a terceirização dessa função.
Para você entender melhor, o gerenciamento é feito completamente à distância. A empresa contratada fica responsável pelo monitoramento através de um funcionário que trabalha na central.
Todo o controle é realizado por câmeras de segurança. Elas funcionam no esquema 24/7, ou seja, não param em nenhum dia e em nenhum horário. Para que não haja dúvidas, uma pessoa continua atuando na vigilância eletrônica. Porém, ela o faz de forma remota, operando os equipamentos.
Para isso, o condomínio precisa se adaptar. Há diversos equipamentos que devem estar alinhados para garantir a eficiência desse monitoramento:
- Interfones.
- Câmeras.
- Links de internet.
- Geradores de energia.
- Motores de portões.
Saiba quais são as vantagens para o seu condomínio
Num primeiro momento, algumas pessoas ficam inseguras de substituir o tradicional. Afinal, são anos confiando no seu porteiro, não é mesmo? Mas temos a tecnologia a nosso favor e devemos usá-la!
A portaria remota, como já vimos, não é um robô que vai controlar a saída e a entrada de visitantes. Ela será ainda comandada por uma pessoa, porém à distância, garantindo a segurança de todos.
Essa pessoa será sempre um profissional muito bem treinado e instruído para suprir as necessidades de cada condomínio. Inclusive, o sistema é pensado para garantir a integridade não só de quem vive ali, mas também de quem visita o local. Acompanhe as vantagens da portaria remota!
Segurança garantida
Afinal, esse é o principal objetivo de uma portaria, não é mesmo? Com as inovações tecnológicas, conseguimos cumprir ainda melhor esse papel.
A portaria remota traz tudo o que há de mais moderno e eficaz para garantir a segurança de quem circula pelo condomínio. Além disso, ter uma portaria remota evita, por exemplo, ações criminosas – pois não haverá ninguém no local para ser rendido.
A central de monitoramento também adota medidas diversas, que são seguidas pelos funcionários. Vários protocolos se aplicam para a entrada e a saída de pessoas no condomínio.
Até mesmo moradores têm que passar por um sistema de identificação. Esse sistema vai reconhecer sua impressão digital por meio de biometria, cartões magnéticos ou mesmo QR codes. A escolha será do contratante.
Redução de custos de taxas condominiais
Imagine conseguir aumentar a segurança no seu condomínio e ainda diminuir custos? A medida pode trazer uma redução de 40 a 50% mensais com as taxas condominiais. Então o investimento inicial oferecerá um ótimo retorno a longo prazo.
Sistema de trabalho 24/7
Assim que contratada, a central de monitoramento vai garantir que sempre haja um funcionário para atender. Independentemente da hora ou do dia, a portaria contará com atendimento. Esse é o chamado sistema 24/7, ou seja, 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Com o porteiro físico, em alguns momentos o local fica desassistido – quando ele precisa ir ao banheiro, por exemplo, ou abandonar a função por algum outro motivo. Com a central ou o software, a portaria fica conectada em tempo real. E isso utilizando geradores, links extras de internet e outras medidas para garantir a otimização dos serviços prestados.
Sem fraudes
Como vimos, não há contato físico com o visitante. Assim, o operador da portaria remota exclui totalmente a chance de cometer uma falta grave: liberar a entrada de amigos ou conhecidos que não tenham consentimento dos moradores. As centrais adotam um protocolo de segurança para todas as entradas no condomínio.
Esses protocolos serão previamente acertados com o contratante. Mas, por exemplo, pode ser exigida uma lista prévia de convidados autorizados. E todos devem apresentar documento para entrada.
São várias as vantagens da portaria remota para seu condomínio, como listamos neste artigo. E acrescentamos também a capacidade de a central se adaptar a qualquer tipo e a qualquer necessidade de condomínio. Assim, é garantida a segurança com ótimo custo-benefício.
Conheça melhor nossos serviços. Solicite seu orçamento com a Minister!